Juventus e Roma ainda não engrenaram no Campeonato Italiano. Prova disso foram seus compromissos neste domingo pela sexta rodada. Os dois perderam. O time de Turim, com um jogador a menos durante boa parte da partida, caiu diante do Palermo por 2 a 1, em casa, e viu o fim de sua invencibilidade. Já os romanos foram derrotados pelo Siena por 1 a 0, longe de seus domínios.
Enquanto isso, a Lazio, que empatou com o Lecce por 1 a 1, no sábado, segue como líder da temporada 2008/2009, com 13 pontos. Porém, tem a companhia de outras duas equipes, que possuem a mesma pontuação, mas estão em desvantagem nos critérios de desempate. A Udinese superou o Torino por 2 a 0 --Quagliarella fez os dois--, enquanto a Internazionale ganhou do Bologna por 2 a 1, no sábado, com um gol de Adriano.
Por outro lado, dois dos principais favoritos ao título tiveram decepções nesta rodada. É o caso da Juventus, que entrou em campo com a possibilidade real de colar nos primeiros colocados, principalmente porque jogava em Turim. Mas voltou a encontrar inúmeras dificuldades para atacar e parou numa eficiente marcação do adversário.
O atacante Amauri, que fez o primeiro jogo diante do seu ex-clube, foi anulado em campo. Para piorar, era o Palermo que chegava com mais perigo. Aos 19min, Cassani cruzou para Cavani, que foi travado no momento da finalização. Melhor em campo, a equipe do brasileiro Fábio Simplício abriu o placar.
Aos 23min, Liverani cobrou falta na intermediária para Cavani, que finalizou com pé direito. O goleiro Buffon fez uma defesa parcial. No rebote, Miccoli marcou o primeiro dos visitantes. 1 a 0. Após isso, os comandados de Claudio Ranieri caíram de produção. O jeito era tentar o gol de empate numa bola parada. E foi o que ocorreu.
Aos 39min, Del Piero fez um belo gol em cobrança de falta e igualou o placar. Tudo levava a crer que o a Juventus partiria para cima. Mas uma provável reação do time de Turim foi freada dois minutos mais tarde, com a expulsão de Sissoko. Isso atrapalhou bastante a Juventus.
Mas o Palermo só conseguiu tirar proveito desse jogador a mais em campo aos 36min do segundo tempo, quando Fábio Simplicio deu excelente passe para Levan, que tocou na saída de Buffon e definiu a vitória dos visitantes. Com isso, a Juventus permanece com apenas nove pontos, enquanto o Palermo sobe para 12 e encosta nos primeiros colocados.
Roma perde e fica distante dos líderesA Roma imaginava que a vitória sobre o Bordeaux por 3 a 1, fora de casa, pela Liga dos Campeões poderia ser o estímulo que o elenco precisava para embalar no Italiano. Mas não foi o que se viu. Com uma apresentação aquém do esperado, o time dos brasileiros Doni, Cicinho, Taddei e Julio Baptista perdeu para o Siena por 1 a 0, com de Frick, nos acréscimos da etapa inicial.
Esse resultado negativo, o terceiro em seis rodadas, é prejudicial para a Roma. Contabiliza apenas sete pontos e se vê cada vez mais longe do topo da tabela. Não bastasse isso, foi ultrapassado até pelo rival deste domingo, que chegou aos oito pontos.
Ainda neste domingo, o Napoli dependia apenas de si para assumir a liderança isolada. Até abriu o placar diante do Genoa, fora de casa, com Lavezzi, mas tomou a virada e acabou perdendo a partida por 3 a 2. Milito, Palladino e Papastathopoulos marcaram para os donos da casa, enquanto Denis fez o segundo do elenco de Nápoles
Já a Fiorentina (dez pontos) derrotou o Chievo Verona (cinco pontos) por 2 a 0, com gols de Kuzmanovic e Gilardino, e deixou o rival bem próximo da zona de rebaixamento. Outras partidas: Reggina 1 x 1 Catania, e Atalanta 4 x 2 Sampdoria.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)