Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Porto vence clássico ante Sporting e assume liderança do Português - 05/10/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
05/10/2008 - 17h42

Porto vence clássico ante Sporting e assume liderança do Português

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Foi um clássico sem grandes emoções. O Porto conseguiu atuar um pouco melhor na maior parte do jogo e impôs a segunda derrota consecutiva ao Sporting. A vitória por 2 a 1 foi a única dos visitantes na rodada e coloca o atual tricampeão português na liderança do campeonato, com 11 pontos.

Este foi o segundo clássico pelo qual o Sporting passou em uma semana. No sábado passado, a equipe perdeu sua primeira partida no campeonato para o Benfica por 2 a 0. Mesmo começando a quinta rodada na vice-liderança, um novo revés custaria perder a posição para o Porto, que entrou como quarto melhor colocado na tabela.

Sabendo disso, os mandantes começaram melhor a partida. Com apenas um minuto de jogo, o Porto bobeou na defesa e a bola quase sobrou para Hélder Postiga fazer o primeiro. O Sporting era mais organizado em todos os setores, apesar do adversário também realizar uma boa marcação defensiva, mas só atuou bem nos dez primeiros minutos.

A primeira chegada com perigo foi do Porto. E foi fatal. Os visitantes ganharam jogada na lateral direita. No cruzamento, a bola sobrou para o atacante Lisandro Lopes, tocar no contrapé do goleiro, aos dezenove minutos. Os jogadores do Sporting ficaram reclamando de falta na disputa na lateral, que deu origem ao gol.

Após a liderança no placar, o Porto melhorou e passou a dominar as ações no jogo, cadenciando mais a posse de bola no meio campo, principalmente com o argentino Lucho Gonzalez, que aos 27 minutos tocou para o ruuguaio Rodriguez arriscar de fora da área e ver a bola passar à esquerda do gol.

Na sequência, o Sporting contou com mais uma bobeira da zaga do Porto, que fez pênalti em Moutinho, após o jogador tentar o domínio na grande área. O próprio Moutinho cobrou com categoria e empatou a partida. Mas nem deu tempo dos donos da casa comemorarem. Dois minutos após a igualdade, Bruno Alves cobrou falta com perfeição no ângulo e colocou os tricampeões portugueses novamente em vantagem, que se manteve até o fim do primeiro tempo, graças ao goleiro Nuno, que defendu chute de Postiga aos 45 minutos.

Com os mandantes atrás no placar, era esperado um jogo aberto no segundo tempo. O Sporting foi para cima, mas ainda pecava muito no último passe antes dos arremates. Já o Porto era mais perigoso em todas as investidas. Em nova cobrança de falta, Bruno Alves, dessa vez, acertou o poste, aos dez minutos.

Sem referência no ataque, com Postiga bem marcado pela zaga do Porto, o Sporting contou a entrada do seu principal goleador aos 22 minutos, o brasileiro Liédson, que vinha de contusão. Com a substituição, a equipe melhorou e começou a pressionar mais a defesa adversária. Derlei perdeu gol feito, sozinho dentro da pequena área, aos 26 minutos. Na seqüência foi a vez de Liédson chutar para fora após passe de Veloso.

O Porto, que se dispôs a jogar mais fechado e nos contragolpes, só não chegou ao terceiro em um voleio de Lisandro Lopes porque o brasileiro Anderson Polga chegou antes e afastou o perigo da zaga.

Após os 35 minutos, nem Porto nem Sporting conseguiram criar jogadas reais de gol. Enquanto os donos da casa erravam passes no ataque, os visitantes tentavam manter a posse de bola no ataque, principalmente pelo lado esquerdo ofensivo. Tricampeão, o Porto assumiu pela primeira vez a ponta do nacional em 2008.

Outros jogos
Nas outras três partidas deste domingo, os mandantes ganharam duas e empataram uma. Em Coimbra, o Academica saiu atrás dos visitantes, o Nacional da Madeira, que marcaram com Nene, aos 24 minutos do primeiro tempo. Quando tudo parecia decidido, Piloto fez aos 40 minutos da segunda etapa. Com o resultado, o Academica é décimo com sete pontos. Já os adversários estão em segundo, com dez.

O Trofense segue seu calvário no campeonato.Sofreu neste fim de semana a sua quinta derrota em cinco jogos. Fora de casa, perdeu para o Estrela da Amadora, que subiu para a terceira colocação ao lado do Nacional, com dez pontos, mas atrás no saldo de gols.

O Rio Ave respirou na competição após vencer o Paços Ferreira por 3 a 2, em partida de viradas no placar. Saiu na frente aos 34 minutos da primeira etapa. Já no segundo tempo, tomou a virada em apenas 12 minutos. Mas contou com Mateus, aos 29 minutos, e com Chidi, aos 33, para conseguir a sua primeira vitória na competição, chegando aos cinco pontos e à 11ª posição. O Paços Ferreira permanece em 15º, na zona do rebaixamento, com apenas um ponto.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host