Num clássico repleto de brasileiros (nove entre titulares e reservas), a atual tricampeã Internazionale "atropelou" a Roma, goleou o rival por 4 a 0, em pleno estádio Olímpico de Roma, e assumiu a liderança do Campeonato Italiano. O atacante sueco Ibrahimovic foi o grande destaque ao anotar dois gols --Stankovic e Obinna completaram.
Após oito rodadas, a Internazionale, dos brasileiros Júlio César, Maicon, Mancini e Adriano, chegou aos 16 pontos, dois a mais do que Udinese, Catania e Napoli. Aliás, com exceção da primeira colocada, somente o Milan aparece com certo destaque na tabela entre os clubes que iniciaram a temporada 2008/2009 como favorito ao título. Aparece na sexta posição, com 13 pontos.
Já a Roma, de Doni, Arthur, Cicinho, Juan e Taddei, atravessa uma situação complicada nesse início de temporada. Conheceu sua quarta derrota e soma apenas sete pontos, três à frente da Sampdoria, a primeira equipe da zona de rebaixamento.
De positivo para os romanos, apenas o retorno do astro Totti, que se recuperou de uma complicada lesão no joelho --jogou até aos 23min da etapa final. Dentro de campo, porém, foi o reflexo de seu time. A Roma quase não assustou o goleiro Julio César. Pouco criou em quase toda a partida.
Por outro lado, teve pela frente um adversário ligado e que dominou completamente o clássico. Não deu espaços para as principais peças romanas e foi eficiente em suas chances. Prova disso foi seu primeiro gol, logo aos 5min do primeiro tempo. Ibrahimovic recebeu lançamento e tocou por cima de cima Doni. Os donos da casa reclamaram de um suposto impedimento do sueco.
Em vantagem, a Internazionale encontrou espaços para trabalhar. E poderia ter feito o segundo ainda no primeiro tempo. Aos 14min, Maicon tabelou com Muntari e, sem marcação, bateu para fora. Raramente, a Roma chegava ao ataque. Quando conseguia, pecava nas finalizações, como a cabeçada de Vucinic, aos 42min.
Para o segundo tempo, era esperada que a Roma mudasse seu comportamento. Mas teve pouco tempo para saber se a conversa do técnico Luciano. Com 1min, Ibrahimovic mostrou mais uma vez seu fato de artilheiro. Foi lançado e bateu para o gol, sem defesa para Doni.
Esse tento foi uma balde de água fria nos romanos, que voltaram a desperdiçar outra chance, com Cicinho, aos 2min. Não fez e ainda sofreu dois num curto espaço de tempo. Aos 9min, Stankovic, um dos melhores em campo, bateu de longa distância e fez um golaço. Um minuto depois, Obinna arriscou de fora e completou a goleada da Internazionale. 4 a 0.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)