O Hoffenheim continua surpreendendo no Campeonato Alemão. Neste domingo, a nova sensação nacional venceu o Hamburgo por 3 a 0 em casa, em um jogo que valia a liderança isolada da competição. Com este resultado, os anfitriões voltam ao topo, agora com 19 pontos, enquanto os visitantes ficaram em terceiro, com 17. Em segundo lugar está o Bayer Leverkusen, com 18.
Há dois anos, o Hoffenheim disputava a terceira divisão. Subiu para a segunda na temporada passada e agora é o caçula da Bundesliga, o Campeonato Alemão da primeira divisão. O clube tem sua sede na vila de Hoffenheim, onde vivem cerca de três mil pessoas.
O repentino sucesso pode ser explicado pelo fato de um poderoso empresário, Dietmar Hopp, ter passado a investir pesado. Hoje dono de 49% do Hoffenheim e de umas das empresas mais ricas da Alemanha, Hopp chegou jogar como atacante do clube no final da década de 50 e início da de 60.
Como onde tem bom futebol é difícil faltar um brasileiro, Carlos Eduardo, ex-Grêmio, Luis Gustavo, ex-CRB, e o atualmente reserva Wellington, ex-São Caetano, representam o Brasil na nova sensação alemã.
No duelo deste domingo, os anfitriões fizeram um grande primeiro tempo, dando 13 finalizações a gol, contra apenas três do adversário. Destas 13, sete foram na direção certa e três balançaram as redes.
O primeiro gol saiu logo aos sete minutos, com o nigeriano Chinedu Obasi, que recebeu passe de Carlos Eduardo e bateu para o gol de perna esquerda. Aos 13, Vedad Ibisevic ampliou a vantagem com arremate de dentro da pequena área, deixando os torcedores do Hamburgo preocupados com o que viria pela frente.
O panorama não mudou e Chinedu Obasi fez o segundo dele e o terceiro do Hoffenheim, aos 36. Na etapa final, o Hamburgo não demonstrava poder de reação, enquanto bastou ao time da casa administrar o resultado.
Na próxima rodada, o Hoffenheim enfrenta o Bochum, fora de casa, na quarta-feira. No mesmo dia, o Hamburgo recebe o Stuttgart, que recebeu o Bochum e venceu por 2 a 0, com dois gols do alemão Gómez.
Cícero, ex-Fluminense, marca, mas Hertha cede empate em DortmundTambém neste domingo, o Hertha empatou com o Borussia Dortmund por 1 a 1 fora de casa. O time de Berlim abriu o placar com gol de Cícero aos 31, em cobrança de pênalti. Depois do intervalo, Kehl empatou, aos 26.
"Estava sendo um excelente dia para mim e para meus companheiros, mas acabamos deixando o Borussia empatar e perdemos algumas posições na tabela. É natural ficarmos um pouco frustrados, pois dentro das circunstâncias da partida poderíamos ter saído com um resultado melhor, mas não podemos ficar lamentando esse resultado", afirmou o brasileiro.
*Atualizado às 17h20 UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)