O Real Madrid teve trabalho, mas venceu o Athletic Bilbao por 3 a 2, no Santiago Bernabéu, neste domingo, e subiu para a terceira posição do Campeonato Espanhol. O time da capital soma 19 pontos, a mesma pontuação do vice-líder Barcelona, que tem saldo de gols melhor.
O líder da competição é o Valencia, que só empatou nesta rodada e foi a 20. Já o Athletic segue em situação delicada, com cinco pontos, em penúltimo lugar.
Sem perder há a seis jogos no nacional, o Real vinha de uma derrota para a Juventus por 2 a 1, na Itália, na última terça-feira, pela Liga dos Campeões. Enquanto isso, o time de Bilbao tentava melhorar a péssima campanha em que conseguiu apenas uma vitória em sete jogos.
O dueloLogo no começo do jogo, o holandês Sneijder bateu perto do meio de campo e quase surpreendeu o goleiro Iraizoz. Aos sete minutos, a arbitragem anulou incorretamente um gol do Real Madrid. Van der Vaart enfiou a bola para Higuaín, que bateu na saída do goleiro. Porém, foi apontado um impedimento, que não existiu.
Mas a equipe da capital não demorou a dar alegrias para seus torcedores. Aos 12, Sneijder foi lançado por Heinze e ficou de frente para o gol, batendo cruzado no canto direito.
O Real seguiu com o domínio da partida. Aos 19, Higuaín desceu pela linha de fundo e cruzou para trás. Sneijder dominou e chutou na trave. Aos 28, foi a vez de Higuaín receber um passe de van der Vaart. O argentino bateu colocado da entrada da área e ampliou.
O time de Bilbao não estava disposto a desistir do duelo. Após boa troca de passes, Etxeberría apareceu livre, dentro da área pelo lado esquerdo, e bateu na saída do goleiro Casillas, aos 34. E o empate veio ainda no primeiro tempo. Heinze cometeu pênalti em Llorente. Iraola cobrou com categoria no contra pé de Casillas, aos 44.
Nos minutos finais, muita discussão entre os jogadores das duas equipes, após o brasileiro Marcelo, lateral-esquerdo do Real Madrid, fazer falta dura e levar apenas cartão amarelo.
No segundo tempo, Heinze pegou sobra de escanteio e soltou uma bomba que acertou no travessão dos visitantes. Aos 13, Higuaín recebeu lançamento de Gago e bateu com categoria recolocando o Real em vantagem.
O time de Bilbao já tinha dificuldades em buscar novamente o empate, quando Amorebieta foi expulso por fazer falta violenta em Higuaín, aos 31. Mesmo assim, Llorente ainda acertou a trave de Casillas, após chute de fora da área, no último lance de perigo.
Na próxima rodada, o Real Madrid enfrenta o Almería fora de casa. Já o Athletic recebe o Villarreal. Ambos os jogos serão no final de semana.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)