No sexto confronto entre atleticanos e botafoguenses na temporada, o Atlético-MG conseguiu vencer o Botafogo por 2 a 1, no Mineirão, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. O triunfo, marcado pelos dois gols do zagueiro Leandro Almeida, quebrou um tabu de sete anos sem vitória dos mineiros sobre o time carioca.
O Atlético não derrotava o Botafogo desde 3 de outubro de 2001. Na ocasião, a equipe mineira venceu por 4 a 0, em jogo do Brasileiro realizado no estádio Independência, na capital mineira. Eram 13 jogos de invencibilidade botafoguense: oito vitórias e cinco empates.
Com a vitória, o Atlético chega aos 41 pontos e subiu da 13ª para a 12ª colocação no campeonato. Os mineiros entraram, novamente, na zona de classificação para a Copa Sul-Americana e se afastaram da assombrosa zona de rebaixamento. O time mineiro está a seis pontos do Figueirense, oque abre o grupo dos quatro rebaixáveis.
Em função do risco que corria a equipe mineira, o técnico Marcelo Oliveira disse que a ansiedade pesou contra durante o jogo. "Ainda com essa possibilidade de rebaixamento, tantos problemas que nós vivemos, o time também ser novo e muito mexido, a gente estava um pouco ansioso, porque aconteceram contra-ataques bons", afirmou o treinador.
Mesmo com o revés, o Botafogo segue em sexto lugar, com 49 pontos. A derrota, praticamente, inviabilizou o sonho carioca de alcançar uma vaga na Libertadores do próximo ano. Há cinco jogos do término do campeonato, 15 pontos em disputa, o alvinegro carioca tem oito pontos menos que o quinto Flamengo.
O técnico Ney Franco disse que o Botafogo foi melhor na etapa final, mas não soube aproveitar as chances criadas. "Eu avalio que a gente foi até melhor que o Atlético no segundo tempo, mesmo jogando com um jogador a menos. Infelizmente, não tivemos competência para fazer mais gols", afirmou.
PRINCIPAIS LANCES DO JOGO |
---|
|
PRIMEIRO TEMPO | 14min - Na cobrança de escanteio do ataque do Botafogo, Lucas Silva sobe com liberdade e acerta o travessão do goleiro Edson. |
---|
20min - GOOOLLL DO ATLÉTICO!!! O zagueiro Welton Felipe aparece como homem surpresa na área carioca, tenta driblar o goleiro e acaba derrubado por Renan. Na cobrança de pênalti, o zagueiro Leandro Almeida abre o placar para o time mineiro. |
---|
35min - Jogada individual de Marques pela esquerda. Ele cruza para Castillo, que sobe bem e cabeceia rente ao travessão de Renan. |
---|
39min - O lateral César Prates cobra falta no ataque atleticano e acerta a trave do goleiro Renan. |
---|
SEGUNDO TEMPO | 17min - GOOOLLL DO BOTAFOGO!!! No rápido ataque do Botafogo, Carlos Alberto ganha a disputa com Elton, limpa a defesa atleticana na área e acerta um belo chute no ângulo de Edson. |
---|
22min - Eduardo recebe na entrada da área e, entre dois zagueiro do Atlético, chuta perigosamente sobre o gol de Edson. |
---|
- GOOOLLL DO ATLÉTICO!!! Falta cobra por Petkovic. O zagueiro Leandro Almeida aparece entre os zagueiro e, de peixinho, desvia para o fundo das redes. A bola ainda toca na trave antes de entrar. |
---|
42min - Em um lance incrível, Carlos Alberto, de dentro da área, chuta prensado e a bola toca no travessão de Edson. Na sobra, André Luis cabeceia livre e manda por cima do gol. |
---|
|
LEIA NOTÍCIAS DO ATLÉTICO-MG |
LEIA NOTÍCIAS DO BOTAFOGO |
TABELA DO BRASILEIRÃO |
Com a mínima chance de conseguir uma vaga na Libertadores, o Botafogo volta as suas atenções para a conquista de uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana, competição que o técnico Ney Franco já admitiu como prioridade.
Derrotado no jogo de ida por 2 a 0, o Botafogo precisa reverter a vantagem do Estudientes, da Argentina, na próxima quarta-feira, no Engenhão. Pelo Campeonato Brasileiro, a equipe carioca volta a campo no domingo, dia 9, para o clássico contra o Flamengo.
Foi o primeiro jogo do Atlético sob a presidência de Alexandre Kalil, eleito, na última quinta-feira, o novo dirigente atleticano para o triênio 2009/2011. Desde a renúncia de Ziza Valadares, em 18 de setembro, o clube mineiro estava sem presidente. O Atlético estava há três jogos sem vencer. Na próxima rodada, os mineiros enfrentam o Vitória, em Salvador.
O jogo Mais organizado em campo, o Botafogo partiu para cima do time mineiro no início do jogo. Responsável pelas armações de jogadas, Carlos Alberto deu trabalho à defesa atleticana, arriscando chutes de fora da área e cavando faltas. Aos 14 minutos, o volante Lucas Silva acertou o travessão do goleiro Edson. O Atlético só conseguia chegar nas arrancadas, sem sucesso, do atacante Marques.
A pressão inicial do time carioca não surtiu efeito. Na primeira chegada perigosa do Atlético, os mineiros abriram o placar. Aos 19 minutos, o zagueiro Welton Felipe apareceu como um jogador surpresa no ataque atleticano, invadiu a área e o árbitro Evandro Rogério Roman marcou pênalti do goleiro Renan. O zagueiro Leandro Almeida foi para a cobrança e abriu o placar no Mineirão.
Com o placar adverso, o Botafogo, na base de cruzamentos, seguiu atacando. Apesar de jogar em casa, o Atlético é quem atuava nos contra-ataques. Nos momentos finais da primeira etapa, o time mineiro se impôs e mandou no jogo. Em cobrança de falta, César Prates acertou a trave aos 39 minutos. Aos 41, depois da jogada de Marques, Castillo cabeceou perigosamente sobre o gol de Renan.
O Botafogo começou a etapa final como no início do primeiro tempo, pressionando o time mineiro. Aos 12 minutos, o volante Rodrigo Sá, parou o contra-ataque atleticano com falta violenta sobre Márcio Araújo e foi expulso. O Botafogo não se abateu com um jogador a menos e cinco minutos depois, empatou o jogo numa bela jogada individual de Carlos Alberto.
Como o empate não agradava, o Atlético foi para cima. Para dar mais criatividade ao setor de meio campo, o técnico Marcelo Oliveira colocou o meia Petkovic em lugar de Nen. Aos 31 minutos, o sérvio cobrou falta na área do Botafogo e o zagueiro Leandro Almeida desviou para o fundos das redes para desempatar a partida no Mineirão.
Os instantes finais de jogo foram emocionantes. O time mineiro tentava o terceiro gol, mas parou nas defesas do goleiro Renan. O goleiro atleticano também precisou trabalhar em chutes botafoguenses de fora da área. Nos últimos minutos, o Botafogo foi com tudo para tentar o empate. Carlos Alberto ainda acertou o travessão de Edson, aos 42 minutos.
Atlético-MGEdson; Welton Felipe, Nen (Petkovic) e Leandro Almeida; César Prates, Márcio Araújo, Elton, Renan Oliveira e Raphael Aguiar; Marques (Pedro Paulo) e Castillo (Beto)
Técnico: Marcelo Oliveira
BotafogoRenan; Thiaguinho (Edson), Emerson, André Luís e Triguinho (Luciano Almeida); Rodrigo Sá, Lucas Silva, Diguinho e Carlos Alberto; Jorge Henrique e Wellington Paulista (Eduardo)
Técnico: Ney Franco
Data: 2/11/2008 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Público: 8.995 pagantes
Renda: R$ 85.260
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR/Fifa)
Assistentes: Ednilson Corona (SP/Fifa) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Cartões amarelos: Nen (Atlético), Triguinho (Botafogo)
Cartões vermelhos: Rodrigo Sá (Botafogo)
Gols: Leandro Almeida (Atlético), aos 20min do primeiro tempo; Carlos Alberto, aos 17min, e Leandro Almeida, aos 31min do segundo tempo
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)