Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Em casa, Grêmio só empata com o Figueirense e cai para terceiro - 02/11/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
02/11/2008 - 21h11

Em casa, Grêmio só empata com o Figueirense e cai para terceiro

Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
Com um modesto empate em 1 a 1 com o Figueirense no Olímpico o Grêmio perdeu, neste domingo, a liderança no Campeonato Brasileiro. Depois de sair atrás, a equipe do técnico Celso Roth reagiu, igualou o placar ainda no primeiro tempo, mas não teve forças para conseguir a virada, e encerra a 33ª rodada atrás de dois clubes paulistas.

O Grêmio, que chegou a 60 pontos, já entrara em campo sem a liderança, pois no início da tarde o Palmeiras havia vencido o Santos e chegado a 61. Além disso, o São Paulo bateu o Inter, foi para 62 e assumiu a ponta. "Confundimos pressa com afobação. Erramos muito o último passe", lamentou o zagueiro Réver.

Mais complicada é a vida do alvinegro catarinense, que apesar de ter conquistado um bom resultado em Porto Alegre, chegou a 35 pontos e não conseguiu fugir da zona do rebaixamento - embora tenha uma partida a menos. O meia Cleiton Xavier disse que o Figueira merecia mais. "Poderíamos até sair com a vitória, mas o empate foi importante. Agora temos que conseguir uma boa seqüência em casa".

Desde os lances iniciais o Figueirense tocava a bola sem muita objetividade e mostrava que não teria iniciativa na partida. Mesmo assim surpreendeu o Grêmio logo aos 7min. Após escanteio da esquerda, a zaga não conseguiu afastar, Ramón dominou na área e rolou para Marquinho, que bateu rasteiro no canto esquerdo: 1 a 0.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
7min - GOOL DO FIGUEIRENSE!
Confusão na área, Ramón atrasa para Marquinho, que bate cruzado no canto inferior esquerdo.
21min - Paulo Sérgio cruza da direita, Reinaldo cabeceia e Wilson segura no meio do gol.
39min - Falta frontal na risca da área. Paulo Sérgio bate rasteiro, no canto esquerdo, e Wilson espalma.
46min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Paulo Sérgio cobra falta na barreira, pega o rebote e cruza. Reinaldo domina na área e chuta no canto esquerdo.
SEGUNDO TEMPO
10min - Felipe Mattioni faz grande jogada, entra na área e entrega para Souza, que chuta duas vezes, uma em cima da defesa e outra para fora.
13min - Makelele erra na saída de bola, Tadeu avança livre, tenta encobrir Victor e a bola vai por cima do travessão.
30min - Falta na intermediária, Marcel cobra com força, raspando o ângulo esquerdo.
36min - Douglas Costa toca para Perea, que domina na entrada da área e chuta por cima.
LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO
NOTÍCIAS DO FIGUEIRENSE
MAIS DO BRASILEIRÃO
O começo do Grêmio não era bom, e piorou após o zagueiro Léo machucar o tornozelo direito em lance com Tadeu, precisando ser substituído, aos 14, pelo lateral Paulo Sérgio. Com novo esquema tático, o 4-4-2, o time gaúcho passou a pressionar, mas insistia nos cruzamentos, e quando tentava investir pelo meio era parado com falta.

O goleiro Wilson demorou para repor a bola aos 46 e o árbitro assinalou lance indireto dentro da área. Paulo Sérgio bateu na barreira, ele mesmo pegou o rebote e cruzou para Reinaldo, que empatou: 1 a 1. Revoltados com a decisão polêmica, os jogadores do Figueirense cercaram Jailson Macedo para protestar ao final do primeiro tempo.

"Tem que continuar vibrante, com tranqüilidade para finalizar. Tomamos o gol e reagimos. Vamos ver se a gente mantém a postura e não leva contra-ataque", recomendou o técnico Celso Roth no retorno do vestiário. Antes de iniciar a etapa complementar Lima, reserva do Figueirense, recebeu cartão vermelho por envolvimento na confusão após o gol dos gaúchos.

ANÁLISE DO JUCA
Crédito
"Reta final com duas enormes decepções no Maracanã, no sábado, e no Olímpico, no domingo"
BLOG DO JUCA KFOURI
Sem conseguir sair do campo defensivo, o Figueirense segurava o empate como podia. No entanto, Makelele quase comprometeu o melhor momento tricolor aos 13, quando entregou uma bola para Tadeu, que perdeu chance claríssima chutando por cima.

O Grêmio pressionava, mas com pressa os jogadores desperdiçavam os ataques. O Figueira administrava o resultado cometendo muitas faltas, e mesmo com várias chances na bola parada, o Grêmio não alcançou o segundo gol e saiu de campo na terceira colocação na tabela do Brasileiro.

GRÊMIO
Victor; Léo (Paulo Sérgio), Réver e William Thiego; Felipe Mattioni, Amaral, Makelele (Douglas Costa), Tcheco e Souza; Perea e Reinaldo (Marcel)
Técnico: Celso Roth

FIGUEIRENSE
Wilson; Bruno Perone, Asprilla e Alex; Diogo, Gomes, Cleiton Xavier, Ramon (Anderson Luís) e Marquinho; Bruno Santos (Alex Cazumba) e Tadeu (Wellington Amorim)
Técnico: Mário Sérgio

Data: 2/11/2008 (domingo)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Adson Marcio Lopes e Belmiro da Silva
Cartões amarelos: Marquinho, Gomes, Cleiton Xavier, Asprilla, Alex Cazumba, Alex (Figueirense); Felipe Mattioni, Perea, William Thiego, Réver (Grêmio)
Cartões vermelhos: Lima (Figueirense); Felipe Mattioni (Grêmio)
Gols: Marquinho (aos 7min); Reinaldo (aos 46min do primeiro tempo)

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host