Os palmeirenses resolveram dar uma forcinha para a Portuguesa na partida contra o São Paulo no próximo sábado, às 18h30 (de Brasília), no estádio do Canindé, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Torcedores alviverdes se organizam para turbinar a torcida da Lusa no jogo diante do líder do Brasileirão.
A Portuguesa disponibilizou 20.990 entradas para a partida contra o São Paulo, mas desse total, quase metade (10 mil) foi disponibilizada para a torcida tricolor. Essa ajuda irritou os torcedores do Palmeiras, que ocupa a segunda colocação no Brasileiro, apenas um ponto atrás do São Paulo. No domingo, a equipe alviverde enfrenta em casa o Grêmio, terceiro colocado.
"Não vamos lá para torcer contra o São Paulo, mas sim para ajudar a Portuguesa porque o futuro do Palmeiras depende diretamente desse jogo. Eu e mais cinco ou seis amigos já até compramos ingressos. Vamos sem camisa nem nada, pois aí seria provocar demais e não é isso que queremos. Temos de ir senão a torcida da Portuguesa vai ser aquela vergonha de sempre", disse o palmeirense Felipe Gustavo (nome fictício).
Se depender do retrospecto da torcida da Portuguesa neste Brasileiro, o apoio palmeirense para encher o Canindé será mesmo necessário. A Lusa tem a segunda pior média de público no Brasileirão, com 4.325 torcedores por partida, à frente apenas do lanterna Ipatinga.
Quem mais encheu estádio no campeonato foi o Flamengo, que até o momento colocou 39.964 torcedores por jogo. O Palmeiras ocupa a décima posição do ranking, com uma média de 16.440 torcedores por partida. Mas este número vai aumentar no final de semana, uma vez que todos os quase 28 mil ingressos para o jogo contra o Grêmio no domingo foram vendidos.
Mesmo podendo contar com a ajuda palmeirense, os torcedores da Portuguesa não se mostraram muito receptivos à idéia. De acordo com o Marcos Roberto Maria, presidente da principal torcida organizada do time, além de essa ajuda poder causar problemas no Canindé, a Lusa não precisa disso. "Isso pode dar confusão, não é nada interessante."
"Acho que pela torcida não precisamos dessa ajuda de fora. Vendo pela televisão, tudo bem, mas no estádio a Portuguesa não necessita desse tipo de apoio. O time está em uma ascendente, vem subindo de produção no Campeonato Brasileiro e isso só faz a nossa própria torcida acreditar na equipe", completou.
A Portuguesa ocupa a 15ª colocação no campeonato nacional, com 36 pontos, apenas um a mais que o Figueirense, primeiro time na zona do rebaixamento.
Os jogadores do São Paulo minimizaram essa possibilidade de ter a torcida contra, até porque vão jogar fora de casa. "Acho isso normal, agora todos vão querer torcer contra nós mesmo. Mas estamos acostumados a esse tipo de pressão e tenho certeza que a nossa torcida também vai comparecer em massa", disse o zagueiro Miranda.
"Mesmo com o jogo sendo no Canindé, espero que os nossos torcedores possam comparecer mais uma vez em grande número, pois a presença deles é muito importante, como mostrou no último jogo [na vitória por 3 a 0 sobre o Internacional, quando mais de 54 mil pessoas foram ao estádio do Morumbi]", afirmou o defensor.
Segundo apurou o
UOL Esporte, algumas torcidas organizadas do Palmeiras estão se movimentando para fazer caravanas para o estádio do Canindé. Cerca de 1000 ingressos da torcida lusa já teriam sido comprados pelos palmeirenses.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)