Juninho Pernambucano, um dos maiores especialistas em cobranças de falta do futebol atual, marcou seu gol de número 40 de bola parada pelo Olympique de Lyon contra o Steaua Bucareste, na quarta-feira, em um jogo da Liga dos Campeões, aumentando sua lista de recordes no clube francês
O gol, marcado na vitória por 2 a 0 em casa, coloca o meia brasileiro ao lado do compatriota Sonny Anderson como o maior goleador do time na competição européia, com 16 gols. No total, Juninho já marcou 94 vezes em todas as competições pelos atuais campeões da França.
"Eu sabia que o goleiro tentaria se antecipar de um lado, então eu o enganei", disse o jogador, de 33 anos, à Reuters, em uma entrevista concedida na quinta-feira.
"Estou escrevendo uma pequena página na história do time e estou muito feliz com isso", acrescentou Juninho, que chegou ao Lyon em 2001 e conquistou sete vezes o Campeonato Francês desde então.
Juninho teve dois anos difíceis logo após ser contratado junto ao Vasco, até se adaptar à vida na França e ao estilo de jogo do país.
"Tenho meus altos e baixos, mas eu realmente melhorei com o clube que me permitiu descobrir a Liga dos Campeões. Minhas primeiras duas temporadas foram difíceis, mas agora está bem melhor", afirmou.
Em março de 2007, Juninho disse que queria sair do time depois que o Lyon foi eliminado na primeira rodada da Liga dos Campeões, mas ele agora está feliz por ter ficado e espera chegar aos 100 gols pela equipe.
"Seria uma boa marca. O mais importante que os números são as vitórias do time. Só quero ajudar o time a vencer. Estou só fazendo meu trabalho, apesar de uma boa parte dele ser as cobranças de falta".
O Lyon lidera o Grupo F da Liga, e deve se classificar para as oitavas-de-final sem maiores problemas graças às performances inspiradas de Juninho. Segundo ele, o segredo do sucesso está no estilo de vida saudável que leva na pacata cidade de Lyon.
"Você tem de ter cuidado com o que come, trabalhar duro, manter o foco e descansar quando precisa. Agora, estou com um pouco de dor atrás do joelho, mas eu sei como cuidar de mim. Por exemplo, eu não joguei em Sochaux (na semana passada). Então eu estou descansado para a partida que realmente importa".
No entanto, Juninho afirma que pode se despedir em breve. "Esta pode ser minha última temporada com o Lyon".
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)