Vice-artilheiro do Corinthians na Série B (dez gols), quarto maior goleador do time na temporada e embalado com gols nos últimos três jogos (contra Ceará, Paraná e Criciúma). Tais argumentos já fazem de Chicão um zagueiro de respeito também no ataque, mas ainda o deixam em condição histórica no clube.
Com 12 gols neste ano, Chicão é o zagueiro que mais fez gols numa mesma temporada em toda a história do Corinthians. O antigo detentor da marca era Célio Silva, que anotou nove gols ao longo de 1995.
Célio Silva tinha como grande virtude a força de seu chute, algo bastante recorrente entre defensores. Mas até nisso Chicão se diferencia. Nas cobranças de falta e pênalti, ele bate colocado, sem tanta força, mas com precisão.
Além disso, mostra ter faro de artilheiro no seu posicionamento na área. Dos 12 gols, seis foram de bola parada (cinco pênaltis e uma falta). O restante foi graças a sua movimentação.
O principal exemplo foi contra a Ponte Preta, na vitória por 3 a 0, no dia 30 de setembro. Ele se posicionou como um verdadeiro centroavante ao sair da marcação do zagueiro e aparecer livre para aproveitar cruzamento rasteiro da direita.
Por tudo isso, o capitão William o elegeu na última semana um dos melhores zagueiros em atividade no Brasil, comparando-o apenas a Miranda, do São Paulo, e Índio, do Internacional.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)