Nos acréscimos do segundo tempo, a Internazionale derrotou a Udinese por 1 a 0, neste domingo, e, beneficiada pelo empate do então primeiro colocado Milan diante do Lecce (1 a 1), assumiu a liderança isolada da temporada 2008/2009 do Campeonato Italiano.
Com essa vitória, o time dos brasileiro Júlio César, Maicon, Maxwell, Mancini e Adriano, que sequer foi relacionado, chega aos 24 pontos, um a mais que o rival Milan e que o Napoli, que derrotou a Sampdoria por 2 a 0, também neste domingo.
A primeira posição da tabela minimiza as críticas sobre o time de José Mourinho, que vinha encontrando muitas dificuldades diante de rivais frágeis. Na rodada passada do Italiano, por exemplo, venceu a lanterna Reggina por 3 a 2, com gol salvador somente nos acréscimos da etapa final.
Três dias depois, sofreu para empatar com o modesto Anorthosis Famagusta, do Chipre, pela Liga dos Campeões. Neste domingo, a história não foi tão diferente. Até tinha mais posse de bola, mas pecava na finalização ou esbarrava num bom setor defensivo da equipe de Údine.
A ansiedade para abrir o marcador, aliás, atrapalhou os donos da casa. Exemplo disso foi o lance de Quaresma, aos 25min. O português quis resolver sozinho e bateu para o gol. O sueco Ibrahimovic, livre dentro da área, reclamou muito da atitude de seu companheiro.
Quanto tinha liberdade, falhava na conclusão. Aos 33min, por exemplo, a zaga da Udinese cometeu uma falha na marcação, mas o argentino Cambiasso não conseguiu concluir. A Udinese, por outro lado, priorizou o sistema defensivo e chegava pouco no ataque. Mas também levou perigo, principalmente na etapa final.
Com menos de 1min, o brasileiro Júlio César fez uma complicada defesa em chute de Floro Flores. Apesar desse susto, a Internazionale tentou de todas as formas encurralar o adversário. Na base do desespero, o português José Mourinho mandou sua equipe para o ataque. Colocou em campo Stankovic, Julio Cruz e Obinna, todos com características ofensivas.
Mas foi o defensor argentino Zanetti, que quase marcou para o time de Milão. Aos 42min, acertou um chute na trave. Nos acréscimos, quando tudo caminhava para o empate, Julio Cruz fez o tento salvador para os donos da casa: 1 a 0.
Embalada, Juventus vence outraA Juventus comprovou seu bom momento. Embalado pela vitória sobre o Real Madrid por 2 a 0, em Madri, pela Liga dos Campeões, o time de Turim derrotou o Chievo Verona por 2 a 0, fora de casa, e chegou aos 21 pontos.
Assim como ocorreu diante dos espanhóis, Del Piero foi o responsável direto pela vitória. Aos 40min do primeiro tempo, abriu o placar em mais uma bela cobrança de falta. Coincidentemente, o tento ocorreu na data do aniversário de 34 anos do astro do futebol italiano. Iaquinta, aos 9min da etapa final, definiu o marcador.
A Lazio também se aproximou dos primeiros colocados. Em Roma, fez 3 a 0 sobre o Siena e chegou aos 22 pontos. Gols brasileiros também marcaram os duelos deste domingo. O ex-flamenguista Felipe Melo fez um dos tentos da vitória de sua equipe, a Fiorentina, sobre a Atalanta, por 2 a 1, em Florença --Gilardino também marcou, enquanto Flocarri descontou.
Em Catania, os donos da casa venceram de virada o Cagliari por 2 a 1. Jeda, ex-jogador do União São João, fez o gol dos visitantes --Mascara e Sabato fizeram para o Catania. Em outro duelo, o Genoa goleou a lanterna Reggina por 4 a 0, com três gols de Milito, e afundou ainda mais o rival na crise.
Atualizado às 19h33 UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)