Uma vitória diante do modesto Rio Ave seria suficiente para que o Leixões permanecesse na liderança isolada do Campeonato Português. E foi justamente o que ocorreu. Mesmo fora de casa, a surpreendente equipe treinada por José Mota mostrou competência, derrotou o rival por 2 a 1, nesta sexta-feira, e não corre o risco de deixar a ponta da tabela ao final da 9ª rodada.
Com a vitória, a sétima na temporada 2008/2009, o Leixões chega aos 22 pontos, quatro a mais do que o vice-líder e único invicto na competição nacional, o Benfica, que entra em campo apenas no domingo para enfrentar a Acadêmica, também longe de seus domínios.
Esse excelente momento ficou comprovado no duelo desta sexta-feira. A idéia era neutralizar as principais jogadas de um adversário pressionado pela discreta campanha. Conseguiu e ainda abriu o marcador. Aos 36min, o brasileiro Wesley aproveitou assistência de Diogo Valente e, de cabeça, fez o primeiro do Leixões.
O Rio Ave não desanimou e buscou o empate, que ocorreu nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 44min, com Rogério Matias. A reação deu novo ânimo ao elenco anfitrião, que necessitava de uma vitória para se desgarrar da incomoda zona de rebaixamento (soma apenas sete pontos).
Na base da pressão, o Rio Ave quase ampliou. Aos 9min, o zagueiro rival Élvis evitou o gol da virada. Não fez e viu o Leixões voltar a ficar mais uma vez em vantagem no placar. Aos 22min, após desvio de Bruno Mendes, Bruno China completou para o gol e assegurou outra vitória para o primeiro colocado do Campeonato Português.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)