Classificado para a Libertadores por antecipação, o Sport terá um grupo complicado na primeira fase da competição de 2009. O atual campeão da Copa do Brasil irá encarar a LDU, vencedora da Libertadores deste ano.
Além disso, o Sport corre o risco de encarar mais um brasileiro no grupo, já que a quarta vaga foi destinada ao vencedor do G5 da Pré-Libertadores, que será disputado entre o quarto colocado no Brasileirão deste ano e o terceiro representante da Bolívia.
Já o São Paulo e o Grêmio poderão ter uma vida um pouco melhor na primeira fase. O grupo 4, com vaga destinada ao campeão do Brasileirão, terá também o Defensor Sporting, o 'Colômbia 2' e o vencedor de 'Colômbia 3' x Peñarol do Uruguai (na Pré-Libertadores).
No sorteio realizado nesta terça-feira no Paraguai, além da LDU, por ser a atual campeã, argentinos e brasileiros dividiram a cabeça-de-chave dos sete grupos restantes. O Brasil terá representantes nos grupos 4 (Brasil 1), 5 (Brasil 3) e 7 (Brasil 2), enquanto a Argentina lidera os grupos 2 (Argentina 3), 3 (River Plate), 6 (Lanús) e 8 (Argentina 4).
As vagas destinadas aos times peruanos foram deixadas em aberto até que os conflitos internos no país sejam resolvidos - a vaga 1 foi inserida no grupo 8, e a vaga 2 no grupo 3.
Vale lembrar que, como todos os representantes da Libertadores ainda não foram definidos, algumas das vagas foram colocadas no sorteio com o nome do país e o número correspondente a vaga (ex: Brasil 1, Argentina 2), até que haja uma definição.
Confira os duelos da Pré-Libertadores G1 - (*) 'Colômbia 3' x Peñarol (URU)
G2 - Argentina 5 x Vaga em aberto 3 (*)
G3 - (*) 'Equador 4' x Paraguai 3
G4 - Equador 3 x 'Dep Anzoategui' (VEN) (*)
G5 - (*) 'Brasil 5' x 'Bolívia 3'
G6 - 'México 3' x Universidad de Chile (CHI) (*)
Em (*) estão os times que decidem a última partida em casa Competição terá bola nova  Nova bola da Libertadores foi apresentada nesta terça junto com o sorteio dos grupos |
A Conmebol também apresentou nesta terça-feira em Assunção (Paraguai) a bola oficial da Libertadores. Batizada de Total 90 Omni, ela é altamente resistente e foi desenvolvida pela Nike para elevar a precisão no chute e dar maior visibilidade para as jogadas dentro de campo.
A bola, que é predominantemente branca e traz o logo da Conmebol, apresenta uma fita assimétrica gráfica na cor vinho.A bola oficial da Libertadores chega às lojas do Brasil em dezembro ao preço sugerido de R$ 399,90.
Atualizada às 18h25 UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)