Ainda com a decepcionante campanha na Liga dos Campeões na memória, o Olympique de Marseille foi até Toulouse enfrentar o time da casa pela 16ª rodada do Campeonato Francês. Os visitantes dominaram a partida e criaram boas oportunidades de gol, mas o placar ficou mesmo em 0 a 0. Com o resultado, o Olympique ficou com a terceira colocação com 28 pontos ganhos, enquanto os anfitriões foram para sétimo lugar, com 26.
Na última quarta-feira, na Inglaterra, o time de Marseille foi derrotado pelo Liverpool por 1 a 0, decretando a sua eliminação da Liga dos Campeões ainda na primeira fase da competição. A participação da equipe do litoral sul francês, aliás, foi pífia. Em cinco partidas sofreu quatro derrotas e alcançou a vitória apenas contra os holandeses do PSV, a outra equipe eliminada no grupo D. Atlético de Madri e o Liverpool avançaram para as oitavas-de-final do torneio continental.
Após a eliminação na Liga dos Campeões, coube ao Olympique apostar todas suas fichas no campeonato nacional, onde o time faz uma campanha regular, ocupando a terceira posição. O líder do campeonato é o heptacampeão Lyon, com 34 pontos e o time da casa, o Toulouse é o sétimo colocado.
A diferença na tabela se traduziu também dentro de campo. Apesar de não criar muitas oportunidades de gol, os visitantes dominaram o jogo na primeira etapa, com 64% da posse de bola. Ao Toulouse restou investir em alguns poucos contra-ataques para oferecer perigo ao gol de Steve Mandanda.
Apesar de dominar a partida, o melhor lance de perigo veio somente aos 40 minutos. Após a cobrança de escanteio da esquerda, a bola sobra para Bakari Kone dentro da pequena área que toca para o gol, mas a zaga afasta em cima da linha.
Na volta para o segundo tempo, o Toulouse finalmente oferece perigo ao gol do Olympique. Jérémy Mathieu acerta um belo chute de fora da área que passa à esquerda do gol de Maranda. Mas a partida seguiu com o domínio da equipe de Marseille, que apesar da posse de bola não conseguia levar perigo ao gol adversário.
Nos últimos minutos a pressão sobre a equipe anfitriã se intensificou, mas as oportunidades não foram convertidas em gol e o resultado ficou mesmo em um decepcionante empate sem gols.
Aos 40 minutos do segundo tempo Kone faz uma bela jogada, sai na cara do goleiro Cédric Carraso, mas quando tenta driblá-lo perde o domínio da bola e desperdiça uma das melhores chances do segundo tempo. O jogo termina mesmo com o empate sem gols.
Nancy x Saint-EtienneNa outra partida da rodada, o lanterna Saint-Etienne surpreendeu o Nancy, 15º lugar, ao vencer o time da casa por 2 a 1 e deixar a última posição do Campeonato Francês.
Os visitantes saíram na frente logo no início com o português Paulo Machado aos 8 minutos da primeira etapa. No final do primeiro tempo David Gigliotti ampliou a vantagem do Saint-Ettiene. O Nancy só conseguiu se recuperar no segundo tempo, com um gol do atacante Issiar Dia aos 21 minutos da etapa complementar.
Com o resultado o Saint-Etienne subiu para a 17ª posição na tabela, enquanto o Nancy permaneceu na 15ª posição, com 19 pontos.
Vice-líderNo complemento da rodada, o Rennes recebeu o PSG e conseguiu uma importante vitória de 1 a 0. O resultado levou a equipe da casa à vice-liderança da competição.
Agora, o Rennes tem 29 pontos no Francês, está a cinco do líder Lyon. Enquanto isso, o PSG ficou na sexta colocação, com 26 pontos.
*
Atualizado às 22h UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)