Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Bayern vence "duelo dos melhores" e pressiona líder Hoffenheim - 05/12/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
05/12/2008 - 19h22

Bayern vence "duelo dos melhores" e pressiona líder Hoffenheim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
No aguardado duelo entre as duas melhores equipes do Campeonato Alemão, o italiano Luca Toni fez um gol nos acréscimos do segundo tempo e assegurou uma importante vitória de virada do ainda vice-líder Bayer de Munique sobre o surpreendente Hoffenheim por 2 a 1, em casa, na abertura da 16ª rodada. Desta forma, pressiona o rival e só não assume a ponta da tabela por causa dos critérios de desempate.

Alexandra Beier/Reuters
Italiano Luca Toni marca a favor do Bayern na partida desta sexta-feira em Munique
CLASSIFICAÇÃO DO ALEMÃO
A partida era cercada de muita expectativa. Para muitos, o jogo no estádio Arena Allianz Arena era considerado como uma espécie de "prova de fogo" para o Hoffenheim, uma vez que seu rival era um dos mais tradicionais do futebol alemão. Abriu o placar e resistiu até os minutos finais. No entanto, a experiência do Bayern de Munique, dos brasileiros Lúcio e Zé Roberto, prevaleceu e alcançou importantíssimos três pontos.

Com isso, os dois clubes contabilizam 34 pontos. A diferença está no primeiro critério de desempate. O Hoffenheim, dos brasileiros Carlos Eduardo e Luis Gustavo, permanece em primeiro porque tem 19 gols de saldo contra 15 do atual campeão nacional, que tinha a noção exata de que vencer o confronto não seria tarefa fácil. O adversário entrou em campo como dono do ataque mais positivo da competição.

A idéia do técnico Klinsmann era surpreender e, na base da pressão, tentar fazer um gol no início da partida. Não conseguiu. O máximo de perigo que levou ao gol de Haas no primeiro tempo foi uma finalização de Luca Toni, aos 11min. Aos poucos o sistema defensivo do Hoffenheim começou a se encontrar em campo.

Apesar de abusar um pouco de jogadas mais ríspidas, o atual líder conseguiu neutralizar as principais jogadas do Bayer de Munique. Por outro lado, não obteve êxito de encaixar um contra-ataque, que vem sendo uma de suas marcas na temporada de estréia no Campeonato Alemão.

O que se viu era um Bayern de Munique muito nervoso em campo, que culminava com excessivos erros de passe. Zé Roberto, por exemplo, esteve apagado e só chamou a atenção por causa de um cartão amarelo. Klose, Ribery e até Luca Toni eram peças nulas no esquema do Bayern de Munique.

O clima tensão permaneceu no segundo tempo. Porém, as oportunidades e gols apareceram Logo aos 3min, o atacante Ibisevic recebeu cruzamento de Weis, dominou dentro da área e bateu para o gol, sem defesa para Rensing. 1 a 0 para o Hoffenheim. Foi o 18º gol do atacante na Bundesliga.

Esse gol foi um choque para o Bayern, que quase sofreu o segundo. Aos 7min, Carlos Eduardo bateu de longa distância e exigiu uma complicada defesa de Rensing. Os donos da casa demoraram a se recuperar do susto. Num dos raros momentos de lucidez, chegou ao empate, aos 15min. Em bela jogada individual, Philipp Lahm bateu de fora da área e, graças a um desvio num defensor, deixou tudo igual.

Era tudo o que o time de Munique precisava. Assim, retomou o domínio da partida e passou a sufocar. Luca Toni, aliás, teve a chance de virar o marcador. Aos 22min, o atacante italiano desviou cruzamento da direita e assustou o goleiro Daniel Haas. O Hoffenheim já encontrava mais espaços para atacar.

No entanto, esteve bem próximo da vitória. Aos 41min, Salihovic tabelou com Ibisevic, mas chutou em cima de Rensing, que evitou o segundo gol da equipe visitante. Não fez e ainda foi surpreendido nos acréscimos. A bola sobrou para Luca Toni, que, após desperdiçar uma série de chances, anotou o gol da vitória do Bayern de Munique.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host