Um empate diante do Schalke 04 era o suficiente para que o surpreendente Hoffenheim fizesse história no Campeonato Alemão. E foi justamente o que aconteceu. Com o resultado de 1 a 1, em Mannheim, o caçula da
Bundesliga mostrou não ter sentido a pressão e, assim, assegurou o título simbólico do primeiro turno da competição nacional.
Com o resultado, Hoffenheim e o atual campeão Bayern de Munique, que apenas empatou contra Stuttgart por 2 a 2, no sábado, encerraram a primeira parte com 35 pontos cada um. No entanto, o time de Carlos Eduardo, que não participou da partida, leva vantagem por causa do saldo de gols --19 contra 15 do rival--, o primeiro critério de desempate.
Essa conquista não é por acaso. O Hoffenheim transformou-se na principal surpresa desse primeiro turno. Foi a equipe que mais venceu (11 vezes) e que mais marcou (42 gols). Além disso, tem o artilheiro disparado do Campeonato Alemão --Ibisevic já anotou 18 tentos.
No entanto, esse "título" esteve perto de escapar. A equipe treinada por Ralf Rangnick não esteve bem no primeiro tempo. E ainda sofreu o primeiro gol. Aos 40min, Asamoah, que havia desperdiçado uma incrível oportunidade no início do confronto, aproveitou bela troca de passes do time do Schalke 04 e abriu o marcador.
Essa dificuldade começou a mudar com a expulsão de Jermaine Jones, aos 12min da etapa final. O Hoffenheim aproveitou essa vantagem numérica e chegou ao empate, aos 26min, com Selim Teber, que acertou um belo chute de longa distância. Os visitantes ainda tiveram outro jogador expulso --Engelaar.
Diferentemente do rival, o Schalke 04 faz apenas uma campanha discreta na temporada 2008/2009. A equipe dos brasileiros Rafinha e Bordon ocupa a zona intermediária da competição, com 27 pontos. Seu único ponto positivo nesse primeiro turno foi sua defesa. É a menos vazada (16 gols sofridos).
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)