O brasileiro Amauri foi o protagonista da convincente vitória da Juventus sobre o Milan por 4 a 2, neste domingo, no movimentado clássico disputado no estádio Delle Alpi. O atacante fez dois gols, deixou o gramado ovacionado e consolidou a equipe de Turim na vice-liderança do Campeonato Italiano --Pato marcou um dos tentos do elenco de Milão.
Após esse importante resultado positivo, a Juventus chega aos 33 pontos, seis a menos que a líder Internazionale, que sofreu para derrotar o lanterna Chievo Verona, também por 4 a 2, em Milão. Napoli e Milan, por outro lado, somam 30 pontos e ficam mais distantes da ponta da tabela.
Enquanto os donos da casa deram show em campo e abusaram das jogadas em velocidades, o Milan mostrou-se mais uma vez dependente do meia Kaká. O brasileiro não esteve em campo porque não se recuperou de dores na virilha. O que se viu, então, foi uma equipe sem referência na transição do meio-campo para o ataque.
No primeiro tempo, por exemplo, tinha até mais posse de bola, mas faltava objetividade. Não bastasse isso, seu sistema defensivo foi desastroso no clássico de Turim, coincidentemente poucos dias após anunciar o zagueiro brasileiro Thiago Silva, um dos destaques do último Campeonato Brasileiro.
Aos 14min, por exemplo, Jankulovski não conseguiu se antecipar ao astro Del Piero e cometeu pênalti. O próprio jogador bateu e abriu o marcador. O Milan tentou responder rapidamente. Não fosse a falta de pontaria teria empatado aos 17min. Após cruzamento de Seedorf, Ambrosini, sem marcação, cabeceou para fora. Por alguns momentos, os visitantes conseguiram equilibrar o confronto.
E aos 30min chegaram ao empate num gol com a marca do futebol brasileiro. Ronaldinho recebeu passe na esquerda, ergueu a cabeça e cruzou para Alexandre Pato, que, livre dentro da área, tocou para o fundo das redes e deixou tudo igual no marcador.
Mas teve pouco tempo para comemorar. Apenas três minutos mais tarde, sua defesa "dormiu", Chiellini desviou cruzamento e colocou a Juventus novamente em vantagem no placar. Pouco tempo depois, aos 41min, outro erro defensivo. Amauri aproveitou desatenção rival e cabeceou para o gol. 3 a 1.
O panorama não mudou na etapa final. Apesar da entrada do ucraniano Shevchenko no lugar do volante Emerson, o Milan tinha dificuldades para articular as jogadas. A Juventus, por outro lado, continuava perigosa. Aos 5min, Sissoko bateu de fora da área e exigiu uma complicada defesa de Abbiati.
Num dos raros momentos de lucidez, Ambrosini arriscou de fora da área, aos 10min, e diminuiu o marcador --a bola desviou na zaga da Juventus e atrapalhou o goleiro Manninger. Poderia ser o início de uma reação não fosse uma besteira do lateral Zambrotta, que cometeu falta violenta em De Ceglie e recebeu o cartão vermelho.
Para piorar, aos 23min, um inspirado Amauri tabelou com Sissoko e tocou no canto direito de Abbiati. Detalhe: a zaga do Milan, mais uma vez, ficou só olhando. O placar poderia ser ainda mais elástico. Aos 25min, Del Piero iria fazendo um golaço, mas a bola explodiu na trave.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)