Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Palmeiras contraria discurso de Luxemburgo e fica sem base - 17/12/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
17/12/2008 - 08h47

Palmeiras contraria discurso de Luxemburgo e fica sem base

Carlos Padeiro
Em São Paulo
Durante os últimos meses, o técnico Vanderlei Luxemburgo enalteceu o fato de que o Palmeiras iniciaria 2009 com uma base formada e citou o trabalho que realizou no clube em 1995, quando começou a preparar a equipe campeã paulista de 1996. Entretanto, após o término do Campeonato Brasileiro, o que se viu foi um verdadeiro desmanche.

Fernando Santos/Folha Imagem
Kléber (esq) não sabe se fica, Leandro (dir) está de saída e Diego Souza segue no time
Rubens Cavallari/Folha Imagem
Do time campeão paulista, podem restar Marcos, Gustavo, Pierre (f) e Diego Souza
ROQUE JÚNIOR É DISPENSADO
CORINTHIANS DE OLHO EM KLÉBER
PALMEIRAS PROCUROU ESCUDERO
ALEX MINEIRO PODE SER DO SANTOS
LEIA MAIS SOBRE O PALMEIRAS
Seis jogadores já estão oficialmente fora dos planos: Élder Granja, Martinez, Roque Júnior, Leandro, Denílson e Lenny. Outros devem sair nos próximos dias, como Gladstone, Jéci, Léo Lima, Jorge Preá e Thiago Cunha. Além disso, o clube pode perder Kléber e Alex Mineiro, que estão nos planos de Corinthians e Santos, respectivamente.

"A nossa maior derrota em 2008 é que não conseguimos começar 2009 com uma base pronta", lamentou o presidente do Conselho Deliberativo, Serpahim Del Grande, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Assim, o momento do elenco contraria o discurso de Luxemburgo. "O objetivo esse ano era ganhar um título, voltar à Libertadores e iniciar o ano que vem com uma base pronta para fortalecê-la com alguns jogadores. Aquela equipe de 96 nós montamos em 95, e deu resultado", opinou o treinador há algumas semanas.

Do time campeão paulista, podem restar para 2009 apenas quatro atletas - o goleiro Marcos, o zagueiro Gustavo, o volante Pierre e o meia Diego Souza.

São dois os reforços confirmados. O meio-campista Cleiton Xavier chega do Figueirense; revelação do Vitória, o jovem Marquinhos se apresenta provavelmente em fevereiro, depois de defender a seleção sub-20 no Sul-Americano da categoria. Keirrison assinou um pré-contrato com a parceira Traffic, porém a diretoria palmeirense não consegue a liberação junto ao Coritiba - o vínculo do atacante com a equipe paranaense se encerra no dia 30 de abril, e ele deve chegar só em maio.

Além disso, muitos atletas retornam de empréstimo, porém não serão aproveitados por Luxemburgo.

Na contramão dos fatos, o vice-presidente de futebol, Gilberto Cipullo, demonstra otimismo. "Se conseguirmos viabilizar 80% do que gostaríamos, o time será mais forte do que em 2008", declarou o cartola, em entrevista à Rádio Bandeirantes. "Temos três jogadores contratados [citados acima] e outros em negociação. Vamos anunciar no momento oportuno. Teremos uma equipe competitiva, e os jogadores vêm a tempo de se apresentar dentro do prazo desejado."

Nesta semana, o objetivo é segurar a dupla de ataque. O Palmeiras procura investidores para enviar ao Dynamo de Kiev uma proposta de compra por Kléber. Já Alex Mineiro aguarda uma resposta em relação ao pedido que fez para ficar. O empresário do centroavante de 33 anos revelou que a prioridade do time paulistano se encerrou na terça-feira, e agora vai ouvir uma possível oferta santista.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host