Não fosse a Juventus, o tricampeonato italiano já estaria caminhando para as mãos da Inter. O time de Turim não vem medindo esforços para não deixar o rival se desgarrar na liderança. Neste domingo, venceu a quarta partida seguida, 3 a 1 sobre a Atalanta, em Bérgamo, e manteve a desvantagem para os milaneses em seis pontos (42 a 36).
Mesmo com vários desfalques por contusão e que só voltam a atuar em 2009 - Buffon, Trezeguet, Camaronesi e Nedved, entre os principais -, a Juventus ganhou nove dos últimos dez jogos no Italiano. A pedra nesse percurso foi justamente a Inter, última equipe a derrotá-la, no final de novembro.
Embalada por ter triunfado nas últimas três vezes em que jogou em casa, a Atalanta vendeu caro a derrota. No primeiro tempo, obrigou o goleiro Manninger a salvar a Juventus por duas vezes no reflexo, em chutes de Floccari. Acuada até então, a Velha Senhora desafogou com a ajuda da arbitragem. Aos 32min, Marchionni recebeu em impedimento pela direita e cruzou para Del Piero abrir o placar. Cinco minutos depois, o mesmo Del Piero cobrou escanteio e o zagueiro Legrottaglie ampliou de cabeça.
A Atalanta diminuiu com o veterano Vieri, logo aos 3min da etapa final, também pelo alto, e pressionou durante toda a etapa final, mas não criou nenhuma chance efetiva de empatar. E ainda sofreu o terceiro gol, aos 36min, quando Amauri aproveitou hesitação do goleiro Coppola para cabecear e marcar pela décima primeira vez no campeonato.
Napoli vacila e Fiorentina aproveitaOutra beneficiada da 17ª rodada foi a Fiorentina, que subiu do quinto para o terceiro lugar graças à vitória fora de casa sobre a Sampdoria por 1 a 0, com gol de Montolivo, e à inesperada derrota do Napoli para o Torino pelo mesmo placar, em Turim, com gol de Bianchi.
Com os resultados, a Fiorentina chegou aos 32 pontos, dois a mais que o próprio Napoli e o Milan, que joga ainda neste domingo contra a Udinese, em Milão, podendo, assim, chegar ao terceiro lugar.
A Roma interrompeu uma série de cinco vitórias seguidas ao cair diante do Catania, fora de casa: 3 a 2, gols de Baiocco (dois) e Morimoto; Vucinic, desta vez sem tirar o uniforme, e Menez descontaram. Titulares neste domingo, Doni, Juan e Júlio Baptista, viram sua equipe cair para a 11ª posição, com 23 pontos.
Nos demais jogos, o Genoa bateu o lanterna Chievo por 1 a 0 e chegou ao sexto lugar, com 29 pontos. Lecce e Bologna empataram por 0 a 0 e Cagliari e Reggina ficaram no 1 a 1.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)