Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Liverpool empata com o Arsenal, e Chelsea pode reassumir a ponta - 21/12/2008 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
21/12/2008 - 15h55

Liverpool empata com o Arsenal, e Chelsea pode reassumir a ponta

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Liverpool corre mais uma vez o risco de deixar a liderança do Campeonato Inglês. Atuando com um jogador a mais desde os 16min do segundo tempo --Adebayor foi expulso--, mas sem o técnico Rafa Benitez, o ainda líder da Premier League apenas empatou o clássico diante do Arsenal por 1 a 1, no Emirates Stadium. O resultado é benéfico para o Chelsea, que joga amanhã contra o Everton e pode voltar à liderança.

Na teoria, o empate é um bom placar para o Liverpool. Ocorreu fora de casa e sobre um rival que havia derrotado outros dois favoritos ao título (Chelsea e Manchester United). No entanto, pode custar o topo da tabela. A equipe dos brasileiros Lucas e Fábio Aurélio soma 39 pontos, dois a mais que o elenco de Luiz Felipe Scolari.

Essa perda da liderança, aliás, já poderia ter acontecido na rodada passada. No sábado (13 de dezembro), empatou diante do Hull City por 2 a 2, em pleno estádio Anfield. Um dia depois, o Chelsea precisava de uma simples vitória sobre o West Ham em seu estádio. No entanto, fracassou e não foi além de um empate por 1 a 1.

O grande desfalque do Liverpool estava no banco de reservas. O técnico Rafa Benítez não pode comandar a equipe, uma vez que passou recentemente por uma cirurgia para retirada de cálculo renal e foi obrigado a permanecer alguns dias em repouso. Sammy Lee ficou em seu lugar.

Para o Arsenal, do brasileiro Denilson, o empate o deixa cada vez mais distante dos primeiros colocados. Encerra a 18ª rodada na quinta colocação, com 31 pontos, um a menos que o quarto colocado Manchester United, que conquistou hoje o título do Mundial de Clubes da Fifa e tem dois jogos a mais para disputar em comparação, por exemplo, que o próprio elenco londrino.

Diante dessa necessidade de vencer para não se distanciar do topo, o Arsenal pretendia apostar numa pressão sobre o adversário. Mas foram os visitantes quem criaram a primeira oportunidade num clássico até então marcado pelos erros sucessivos de passes. Aos 9min, Keane foi lançado e rolou para Gerrard, que bateu forte e exigiu a primeira difícil defesa de Almunia.

Apesar disso, o Arsenal tomava a iniciativa da partida. Tinha mais posse de bola e criava algumas oportunidades. Num delas, o time londrino foi eficiente e abriu o marcador. Aos 23min, Van Persie aproveitou lançamento do campo de defesa, ajeitou no peito e bateu forte. 1 a 0.

O Liverpool não se assustou e, mesmo sem ser tão perigoso, decidiu correr atrás do empate. E conseguiu. Aos 42min, Keane ganhou na corrida da defesa rival e chutou para o gol, sem defesa para Almunia. Além disso, quase desempatou. Aos 44min, Kuyt rolou para Gerrard, que, sem marcação dentro da área, desperdiçou uma excelente chance.

O panorama da etapa final foi um pouco diferente dos primeiros 45 minutos, principalmente porque o Arsenal voltou sem Fábregas, contundido, e o seu principal atacante, o togolês Adebayor, recebeu cartão vermelho logo aos 16min. Engana-se quem pensa que o Liverpool encontraria mais espaços e teria facilidade para chegar ao gol da vitória.

Faltou inspiração e, em muitas vezes, vontade para os atuais líderes. O Arsenal se desdobrou em campo e mostrou muita raça para segurar o empate. Somente nos minutos finais é que os visitantes buscaram os três pontos, como num chute perigoso de longa distância de Agger, aos 41min. Três minutos depois, Nabil El Zhar desperdiçou a última chance.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host