Uma vitória em casa diante do Marítimo era o suficiente para o Porto confirmar seu excelente momento na temporada e "dormir" na liderança do Campeonato Português. Mas os atuais tricampeões nacionais esbarraram na retranca do rival, não foram além de um empate sem gols, neste domingo, e desperdiçaram a chance de assumir provisoriamente a ponta da tabela.
Assim, o Porto vê o fim de uma série de quatro vitórias consecutivas. Sobe para 24 pontos, mesma pontuação que o Leixões, que falhou na tentativa de reassumir a primeira colocação ao apenas empatar contra o Estrela Amadora por 1 a 1, em casa. O Benfica, que encerra a 12ª rodada nesta segunda-feira ante o Nacional da Madeira, contabiliza 25 pontos e pode abrir quatro de vantagem.
Para o técnico Jesualdo Ferreira, os três pontos eram considerados como obrigação. Mas a dificuldade para superar a forte marcação do Marítimo ficou evidente nos primeiros 45 minutos. Apesar da falta de inspiração ofensiva do adversário, o Porto criou bem pouco.
Aos 28min, Bruno Alves, por exemplo, desperdiçou uma oportunidade incrível par abrir o marcador. Como penetrar na defesa era complicado, o jeito era apostar na bola aérea ou arriscar de longa distância. Aos 42min, Fernando bateu de fora da área, mas o goleiro Marcos estava atento e evitou o primeiro.
Para a etapa final, o Porto voltou mais ofensivo. Não bastasse isso, a equipe comandada pelo brasileiro Lori Sandri tinha a nítida proposta de se defender e, caso conseguisse, tentasse encaixar um contra-ataque. Não conseguiu e foi obrigado a suportar uma intensa pressão dos donos da casa.
O mais perigoso era Rodriguez. Foram inúmeras oportunidades. Na principal, aos 28min, o uruguaio aproveitou cruzamento da direita e cabeceou para o gol, exigindo uma complicada defesa de Marcos, que espalmou para escanteio. Na cobrança, o próprio Rodriguez, de cabeça, quase marcou.
O Porto tentou de todas as formas superar a retranca do Marítimo. Mas os visitantes também tiveram sua chance. Aos 41min, Manu fez bela jogada pela esquerda e bateu para o gol. A bola desviou em Bruno Alves e foi para escanteio, assustando o goleiro brasileiro Helton. Nos acréscimos, Van der Linden salvou quase em cima da linha o tento que poderia significar o triunfo do Porto.
Ainda neste domingo, o penúltimo colocado Belenenses derrotou o lanterna Trofense por 3 a 2, em Lisboa, no duelo dos dois piores times do Campeonato Português. Já o Paços Ferreira superou o Vitória de Setúbal: 2 a 0.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)