Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redaçÃÂÃÃÃÂÃƒÂ‚ƒÃƒÂ‚ƒÃ‚ƒÃ‚‚ƒÃ‚ƒÃ‚ƒÃ‚‚‚£o do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Manchester United vira líder do Inglês; Chelsea ganha nos acréscimos - 17/01/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
17/01/2009 - 15h02

Manchester United vira líder do Inglês; Chelsea ganha nos acréscimos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Manchester United tinha, pela primeira vez na temporada, a possibilidade real de assumir a liderança do Campeonato Inglês. Sofreu até aos 44min do segundo tempo, mas o búlgaro Berbatov fez o gol da vitória sobre o Bolton por 1 a 0 e que colocou provisoriamente o time de Alex Ferguson na ponta da tabela. Outro grande, o Chelsea mostrou muita raça para conseguir uma dramática vitória de virada alcançada nos acréscimos do segundo tempo sobre o Stoke City (2 a 1) e que diminui a pressão sobre o técnico Luiz Felipe Scolari.

Desta forma, os atuais bicampeões nacionais chegam aos 47 pontos, um a mais que o Liverpool, que pode retomar a primeira colocação da Premier League, caso, por exemplo, supere o Everton, na próxima segunda-feira. Com o resultado positivo, o Manchester United consegue uma marca expressiva: completou dez jogos de invencibilidade no Campeonato Inglês sem sofrer gols. Já o elenco de Felipão se mantém na briga pelo título --contabiliza 45 pontos.

Diferentemente do que se poderia imaginar, o Manchester United se mostrou uma equipe com pouca inspiração em grande parte do primeiro tempo, mesmo diante de um adversário que se preocupava em se defender. Até mesmo o "melhor do mundo" Cristiano Ronaldo foi uma figura apagada. Essa atitude só mudou nos instantes finais em chutes do próprio português e do brasileiro Anderson. As duas, no entanto, pararam em boas defesas do goleiro Jaaskelainen.

Para o segundo tempo, todos esperavam uma pressão ainda maior do atual campeão mundial. Tentou de todas as formas, mas esbarrava numa eficiente marcação do Bolton. Tudo caminhava para um frustrante empate. Até que, aos 44min, o argentino Tevez fez bela jogada pelo lado direito e cruzou para Berbatov, que fez o gol que colocou o time de Manchester na primeira colocação.

Chelsea vence de virada e alivia pressão sobre Felipão

Nos últimos dias, Felipão pediu mudança de atitude em sua equipe. E foi justamente o que aconteceu. Na base da raça, o Chelsea superou o modesto Stoke City por 2 a 1 e viu diminuir a pressão sobre o seu trabalho. Detalhe: perdia por 1 a 0 em pleno Stamford Bridge até aos 42min do segundo tempo.

Apesar das dificuldades, vontade não faltou ao elenco londrino. Foram inúmeras oportunidades no primeiro tempo. Kalou, Anelka e, principalmente, Lampard estiveram próximos de abrir o marcador. O principal problema na etapa inicial foi o goleiro Sorensen, que fez difíceis defesas e evitou o primeiro gol dos donos da casa. No segundo tempo, a falta de pontaria era seu principal obstáculo.

Não bastasse isso, sofreu o primeiro gol, aos 14min, com Delap. Mas mostrou raça para reverter uma partida que parecia impossível. Faltando três minutos para o final do duelo, o brasileiro Belletti diminuiu. A partir daí, virou uma pressão incrível e que se transformou no gol da virada, anotado por Lampard, nos acréscimos.

Se fora das quatro linhas o Manchester City se aproxima cada vez mais de um acerto com o astro Kaká, dentro de campo o time de Robinho e Elano dá sinais de recuperação. Com gol de Zabaleta, derrotou o Wigan por 1 a 0, em casa, chegou aos 25 pontos e se desgarrou na zona de rebaixamento, algo que é um dos temores para seduzir definitivamente o brasileiro do Milan.

Outros jogos: West Bromwich Albion 3 x 0 Middlesbrough; Blackburn 2 x 0 Newcastle; Sunderland 1 x 2 Aston Villa.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host