Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

!
UOL - O melhor conteúdo
Entrosamento do hexa derrapa, e São Paulo só empata com Ituano - 21/01/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 

Ricardo Nogueira/Folha Imagem

O São Paulo teve muitas dificuldades na estreia do Campeonato Paulista deste ano

21/01/2009 - 21h24

Entrosamento do hexa derrapa, e São Paulo só empata com Ituano

Rodrigo Farah
Em São Paulo
Gramado pesado e um futebol longe de ser vistoso. Diante dos pouco mais de 11 mil torcedores que compareceram ao Morumbi nesta quarta-feira à noite, o São Paulo pouco pôde fazer para evitar o começo irregular no Campeonato Paulista. O entrosamento da base hexacampeã brasileira falhou e foi suficiente apenas para garantir um empate da equipe tricolor contra o Ituano, por 1 a 1, na estreia do Estadual.

"O empate não foi um bom resultado. Nós forçamos o jogo e corremos bem. O resultado não foi justo. Achava que íamos jogar pior, mas o Ituano teve poucas oportunidades. Até surpreendemos, mas sabemos que só um ponto não foi bom", lamentou o técnico Muricy Ramalho após a igualdade.

No primeiro jogo do ano após somente dez dias de pré-temporada, o time campeão nacional do ano passado teve problemas com a falta de ritmo aliada à chuva que assolou o estádio. Sem apresentar o mesmo futebol do hexa, os jogadores deixaram o gramado sob vaias da torcida.

Apesar de garantir apenas um ponto no Campeonato Paulista, o São Paulo ampliou a longa série de invencibilidade que ostenta há mais de cinco meses. Agora já são 20 partidas consecutivas sem derrotas do clube tricolor. O último revés aconteceu diante do Grêmio no dia 17 de agosto do ano passado, por 1 a 0, pela Série A.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
12min - GOOOL DO SÃO PAULO!!! Borges domina a bola dentro da área de costas para o gol e dá belo passe lateral para Hugo. O meia são-paulino avança livre de marcação e toca na saída do goleiro para marcar.
14min - Jorge Wagner arrisca chute de fora da área e leva perigo à meta rival. Alexandre Fávaro tem dificuldades com a bola rasteira e espalma para fora.
26min - Jean se livra da marcação e arremata da intermediária. Mais uma vez, o goleiro do Ituano precisa se esticar e mandar a bola para escanteio.
36min - GOOOL DO ITUANO!!! Henrique cruza da direita, e Ricardo Xavier acerta o cabeceio. Miranda tenta afastar de peito, mas manda contra o próprio gol. A bola ainda resvala na trave antes de entrar.
SEGUNDO TEMPO
5min - Wagner Diniz dá belo passe para Borges, que toca para o fundo do gol. O árbitro, no entanto, anula a jogada marcando impedimento do atacante.
16min - Hugo recebe dentro da área pela esquerda e chuta cruzado. A bola passa por todos e sai pela linha de fundo, próxima à trave do Ituano.
32min - Miranda realiza cruzamento da esquerda, e Hugo acerta bicicleta dentro da área. A bola passa por cima do gol.
37min - Jean falha na saída de bola, e Ricardo Xavier fica na frente de Rogério Ceni, mas manda longe do gol.
VEJA MAIS NOTÍCIAS DO SP
VEJA A TABELA DO PAULISTA
Quando o confronto desta quarta começou, o São Paulo tentou imprimir um ritmo de jogo rápido, característica do time no último Brasileiro. Mesmo com o gramado pesado, os anfitriões mostraram toque de bola veloz no setor ofensivo e abriram o placar em uma jogada marcada por bons passes até a conclusão de Hugo aos 12min.

Depois disso, o São Paulo manteve o domínio das ações no duelo sem grandes dificuldades. Com boas movimentações do camisa 10, Hernanes, e de Dagoberto, a equipe tricolor criou novas oportunidades de gol, mas as desperdiçou.

Até que aos 36min, o time da casa viu sua supremacia na etapa inicial ruir, quando o zagueiro Miranda marcou contra a própria meta. O lance motivou os visitantes, que melhoraram a postura em seguida e seguraram o resultado até o intervalo.

No segundo tempo, Muricy Ramalho alterou levemente a base do hexa ao colocar o recém-contratado Wagner Diniz no lugar de Joilson. Logo aos 5min, o ala mostrou serviço e armou boa jogada em gol de Borges anulado por impedimento. A partir daí, o São Paulo voltou a ter mais posse de bola que o rival, porém teve muitas dificuldades para se aproximar da meta de Alexandre Fávaro.

Aos 27min, foi a vez do treinador tricolor promover a estreia de Arouca no lugar de Dagoberto, que deixou o campo sob vaias após uma segunda etapa apagada. Aos poucos, os anfitriões avançaram na base da raça, o que não foi suficiente para passar pela marcação do Ituano até o apito final.

"Fizemos um bom primeiro tempo, mas infelizmente não conseguimos manter isso no segundo", lamentou o zagueiro Miranda a respeito da oscilação tricolor no duelo.

Após o confronto, o goleiro Rogério Ceni reacendeu a polêmica do clube com a Federação Paulista de Futebol (FPF). Segundo o jogador, ele quase foi impedido de entrar em campo por uma suposta suspensão no torneio do ano passado. Veja mais sobre o caso.

Agora, o São Paulo volta aos treinamentos antes de encarar a Portuguesa no próximo domingo, no Canindé. O time terá uma seqüência de mais nove jogos no próximo mês, com duelos alternados entre meios e fins de semana. Enquanto isso, o Ituano enfrenta o Guarani no sábado, no estádio Novelli Júnior.

SÃO PAULO 1 x 1 ITUANO

São Paulo
Rogério Ceni; Renato Silva, André Dias e Miranda; Joilson (Wagner Diniz), Jean, Hernanes, Hugo (André Lima) e Jorge Wagner; Dagoberto (Arouca) e Borges
Técnico: Muricy Ramalho

Ituano
Alexandre Fávaro; Henrique, Thiago Bernardi, Anderson e Ceará; Érick, Serginho (Tição), Carlos Eduardo e Muriqui (Xaves); Alex Afonso (Anderson Aquino) e Ricardo Xavier
Técnico: Vinícius Eutrópio

Data: 21/01/2009 (quarta-feira)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Renda: R$ 275.110,00
Público: 11.402 torcedores
Árbitro: Robério Pereira Pires (SP)
Auxiliares: Junivan Rodrigues de Souza e Matheus Camolesi (ambos de SP)
Cartões amarelos: Borges (São Paulo); Anderson, Erick (Ituano)
Gols: Hugo, aos 12min, Miranda (contra) aos 36min do primeiro tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host