A diretoria do São Paulo apresentou na manhã desta segunda-feira novas parceiras para receber um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões em 2009. O clube cederá espaços do Morumbi e ganhará em troca R$ 12 milhões líquidos - o restante do valor será em obras para melhoria de seu estádio, de olho na Copa do Mundo de 2014.
Segundo o presidente Juvenal Juvêncio, o setor de marketing é a salvação para os cofres dos times brasileiros, e por isso a necessidade de encontrar novos parceiros. Com a crise econômica mundial, o São Paulo não conseguiu vender nenhum atleta na última abertura do mercado europeu.
"Quem pagava as minhas contas eram os europeus, que vinham e compravam meus jogadores. Mas eles estão quebrados, não estão comprando. A expectativa agora é pagar as contas com o marketing", discursou o mandatário são-paulino.
Juvenal insinuou que até existiram ofertas pelo seu principal atleta, o meio-campista Hernanes, porém elas não atingiram o valor esperado. "Tem jogador meu aqui que vale 20 ou 25 milhões e ofereceram 10 milhões. O mundo está assim com a crise, mas não adianta que eu não vendo. Então vai ser o marketing que vai nos dar uma sobrevida."
Os contratos assinados têm como objetivo aprimorar o Morumbi Concept Hall, projeto de transformar o anel térreo do estádio são-paulino em um centro de lazer e entretenimento - lá já existem uma loja de materiais esportivos, um bar e uma livraria.
Um dos novos parceiros é uma cadeia mundial de restaurantes, a Applebee's, que pretende inaugurar até maio uma unidade no Concept Hall.
Está prevista também a construção do Espaço Unyco, para atrair o mercado corporativo com ações de relacionamento. Assim, o Morumbi também será frequentado em dias que não ocorrerão jogos.
A diretoria de marketing do São Paulo também fechou um acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo, a ABIH, para divulgar sua marca nos hotéis conveniados. "O objetivo é criar mais um destino para os nossos visitantes. Além dos negócios, oferecer entretenimento e lazer, e nada melhor do que o estádio do Morumbi", destacou o presidente da ABIH, Mauricio Denardino.
Fecham o grupo de novos parceiros a Volkswagen e a Aché Laboratórios Farmacêuticos, que terão direito a exibirem suas marcas dentro das propriedades do clube paulista.
"São parcerias estratégicas para o uso do Morumbi como espaços de relacionamento e corporativos. Aqui, os parceiros vão expor seus produtos", ponderou o diretor de marketing do São Paulo, Adalberto Baptista.