Dias atrás, o brasileiro Amauri admitiu que estava incomodado com o jejum de seis partidas sem marcar pela Juventus e via o duelo diante da Sampdoria como a chance para voltar a balançar as redes. Seu objetivo foi alcançado, mas não o da sua equipe. Jogando em casa, o elenco de Turim apenas empatou por 1 a 1 e, desta forma, viu a Internazionale ampliar sua vantagem na liderança do Campeonato Italiano.
O resultado não estava nos planos do time comandado por Claudio Ranieri. Primeiro porque almejava manter sua perseguição à líder Internazionale. Não bastasse isso, jogava contra um adversário que havia vencido apenas uma vez como visitante --2 a 0 sobre a Reggina, em dezembro. Mesmo assim, parou na trave --foram três bolas durante o jogo-- e esbarrou numa forte retranca do adversário.
Com esse tropeço, chegou aos 47 pontos, nove atrás da Internazionale, que venceu o clássico de Milão diante do Milan por 2 a 1 --o Milan, por outro lado, aparece em terceiro, com 45 pontos. Diante da possibilidade de não se desgarrar da ponta da tabela, a Juventus não tinha alternativa.
Era necessário sufocar o adversário. Isso não aconteceu nos primeiros minutos. E pior: ainda sofreu um gol. Aos 10min, Pazzini foi lançado e, com tranquilidade, tocou na saída de Buffon. Isso mexeu com os donos da casa, que demoraram a assimilar a desvantagem. Aos poucos colocaram os nervos no lugar e se mandaram para o ataque. Mas dois detalhes fizeram com que o gol de empate não saísse na etapa inicial.
Primeiro, a trave. Foram duas no primeiro tempo, todas com o tcheco Nedved. Depois, a fase irregular de Amauri. O brasileiro teve muitas oportunidades, mas falhou nas finalizações, como aos 38min, quando dominou no peito, mas parou numa boa defesa de Castellazzi.
Assim como ocorreu no primeiro tempo, a Sampdoria deu outro susto no começo da etapa final. Aos 4min, após um cruzamento até certo ponto despretensioso, a bola desviou em Molinaro e se chocou na trave de Buffon.
Após tanta insistência, Amauri foi premiado ao marcar de cabeça, aos 16min. A pressão aumentou. A Juventus ainda acertou outra bola na trave, depois de uma cobrança de falta batida por Del Piero. No entanto, os visitantes foram eficientes e arrancaram um empate.
Empate heróico mantém Fiorentina em 4ºNa briga pela quarta colocação, a última que assegura presença na próxima edição da Liga dos Campeões, a Fiorentina alcançou um empate heróico por 3 a 3 diante do Genoa. Jogava mal e perdia por 3 a 0, em Gênova --gols do brasileiro Thiago Motta, Palladino e Milito
Mas sua reação começou aos 14min do segundo tempo, com gol de Mutu. Na base da pressão, igualou o marcador, com tentos anotados por Gamberini, aos 35min, e, mais uma vez, Mutu, aos 45min. Assim, chegou aos 42 pontos, um à frente da Genoa, que virou quinto colocado, após a derrota da Roma (40 pontos) diante do Atalanta por 3 a 0, em Bérgamo.
Outros jogos: Chievo Verona 1 x 1 Catania; Cagliari 2 x 0 Lecce; Reggina 0 x 0 Palermo e Siena 1 x 1 Udinese.
Atualizado às 18h45 UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)