Depois de 32 anos ausente, o Everton voltou à Copa Libertadores da América com pé direito e sofrimento. Na estreia da sua terceira participação no torneio, os chilenos tiveram muito trabalho para vencer o Caracas por 1 a 0, nesta terça-feira, no estádio Salsalito, em Viña del Mar.
Com o resultado, os anfitriões assumiram a liderança do grupo 6, com três pontos, já que Lanús e Chivas empataram por 1 a 1 na primeira partida, no último dia 11, e ficaram ambos com um ponto.
O jogo foi aberto, com várias chances de gol. Os venezuelanos não se intimidaram por jogar fora de casa e dominaram a maior parte do tempo, obrigando o goleiro Dalsasso a salvar o Everton com pelo menos três defesas difíceis.
Apesar do menor volume de jogo, os chilenos também criaram perigo. E abriram o placar nos acréscimos do primeiro tempo, em grande falha da defesa visitante: Miralles cruzou, o zagueiro Barone tirou a bola das mãos do goleiro Toyo, e Gutiérrez ficou com a sobra para fazer 1 a 0.
A desvantagem fez os venezuelanos pressionarem ainda mais durante a etapa final, mas Dalsasso e a má pontaria do Caracas mantiveram o resultado.
Os venezuelanos voltam a campo no próximo dia 25, contra o Lanús, em casa. No dia seguinte, o Everton encara o Chivas em Guadalajara.