O Schalke 04 espantou a crise estabelecida após a eliminação da Copa da Alemanha diante do Mainz, da segunda divisão, vencendo em casa o Colônia por 1 a 0. A vitória ajuda o time a manter-se na briga por uma vaga na Copa da Uefa.
Na abertura da 23ª rodada do Campeonato Alemão, o Schalke 04 começou a partida sufocando o Colônia com as subidas pelo lado direto do brasileiro Rafinha e do peruano Farfán. O Colônia não conseguiu furar a defesa do time da casa e só assustou o goleiro Neuer com as cobranças de bola parada de Petit e Novakovic.
O único gol da partida saiu pelo lado esquerdo após o avanço de Kevin Kuranyi, seguido por um belo toque de calcanhar de Sanchez para Rakitic, que ajeitou no peito para a finalização de primeira de Jermaine Jones, batendo no canto direito do goleiro Mondragon. Aos 41 minutos, Kuranyi tentou marcar com mão após o rebote do goleiro, mas o juiz anulou a tentativa.
O Colônia começou o segundo tempo com boa oportunidade após o levantamento de Petit, que Novakovic desperdiçou na pequena área. O meia português continuou sendo a principal ameaça do Colônia com suas cobranças de falta e exigiu boas defesas do goleiro Neuer.
Aos 26 minutos, o técnico Fred Jacobus Rutten reforçou a defesa do Schalke 04, colocando o zagueiro Bordon no lugar do meia Rakitic. A equipe da casa contou com o bom entrosamento de Farfan e Rafinha pela direita para continuar levando perigo à defesa do Colônia, que diminuiu o ritmo e só conseguiu ameaçar a liderança do placar durante os acréscimos, quando Mohamad bateu em cima do goleiro Neuer.
Com a vitória, o Schalke 04 soma 37 pontos e fica provisoriamente com a 6ª posição no Campeonato Alemão. O líder Hertha Berlim, com 43 pontos ganhos, enfrenta amanhã o Energie Cottbus, fora de casa. O Colônia segue na 10ª posição, com 29 pontos e tem jogo contra o Borussia MŽgladbach na próxima rodada.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)