Com a derrota do Benfica diante do Vitória de Guimarães no sábado, o Porto entrou mais tranquilo no Estádio do Dragão para vencer o Naval por 2 a 0 e disparar na liderança do Campeonato Português, com quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado.
Com oito rodadas as serem disputadas, o Porto tem agora o Sporting, com 44 pontos, como adversário mais próximo na tabela na busca pelo tetracampeonato português. O Benfica, com 43 pontos, perdeu sua primeira partida em casa nesta temporada e também a vice-liderança.
Antes de conhecer o resultado do Benfica, o técnico Jesualdo Ferreira previa que o jogo contra o Naval seria ainda mais difícil que a partida diante do Atlético de Madri, na última quarta-feira, quando o Porto conseguiu a passagem para as quartas-de-final da Liga dos Campeões. O Naval foi o responsável pela última derrota do Porto no campeonato, quando venceu por 1 a 0 na Figueira da Foz, pelo primeiro turno da competição.
Porém, o Porto dominou a partida, com boas chances de gol desde o 3o minuto de jogo e duas bolas que o zagueiro Paulão cortou em cima da linha para o Naval. Aos 29 minutos, Mariano Gonzalez abriu o placar para o Porto. No segundo tempo, Mariano, que foi escalado no lugar do brasileiro Hulk, suspenso, deu boa assistência para seu compatriota argentino Lucho Gonzalez ampliar o placar para o Porto.
O Braga terminou o primeiro tempo perdendo para o Belenenses por 1 a 0 e voltou disposto a aproveitar a oportunidade de chegar mais perto dos líderes e entrar na briga pelo título. A equipe bracarense dominou o jogo durante a etapa final, mas o esforço só foi suficiente para garantir o empate em 1 a 1. O Braga segue na 4ª posição, com 38 pontos.
A Trofense recebeu o Vitória de Setúbal para tentar se distanciar da zona de rebaixamento, mas perdeu por 1 a 0, continuando na 14ª posição, com um ponto a mais que Belenenses e Rio Ave, que ocupam a zona do descenso. O Vitória de Setubal respirou um pouco com o resultado fora de casa e está na 13ª colocação, com 22 pontos.
Jogando em casa, o Belenenses saiu perdendo por 2 a 0 da Estrela da Amadora. A equipe conseguiu ainda o empate em 2 a 2, mas o resultado não foi suficiente para o Belenenses passar a lanterna para as mãos de outra equipe.
Na segunda-feira, às 16h45, Nacional e Maritimo fazem o derby da Ilha da Madeira pelo fechamento da 22ª rodada do campeonato.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)