Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Liverpool dá show, goleia o Aston Villa e cola no líder Manchester - 22/03/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
22/03/2009 - 14h57

Liverpool dá show, goleia o Aston Villa e cola no líder Manchester

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Aconteceu o que muitos duvidavam. O Liverpool entrou definitivamente na briga pelo título do Campeonato Inglês. Jogando no estádio Anfield, deu show, goleou o Aston Villa por 5 a 0, neste domingo, e viu sua distância para o ainda líder Manchester United ser reduzida para apenas um ponto. O destaque do duelo foi Gerrard, que fez três gols --Kuyt e Riera completaram o marcador.

Para se ter ideia, no sábado retrasado, a diferença entre as duas equipes era de sete pontos. Mas bastou o clássico de Old Trafford para que a situação começasse a mudar. Na ocasião, o Manchester United vinha numa sequencia de 11 vitórias consecutivas Premier League e jogava em casa diante do próprio Liverpool. Se vencesse, praticamente sepultaria as chances dos comandados por Rafa Benitez. Não conseguiu. Foi atropelado (4 a 1).

Isso deu um novo ânimo ao Liverpool, que já vinha de uma goleada diante do Real Madrid pela Liga dos Campeões. Não bastasse isso, a equipe dos brasileiros Lucas e Fábio Aurélio ainda foi beneficiada por um novo revés do ainda líder -- 2 a 0 para Fulham, no sábado. Diante disso, dependia apenas de uma vitória para colar na ponta da tabela. E não decepcionou. Chegou aos 64 pontos, apenas um a menos que os atuais bicampeões nacionais, que tem um jogo a mais para disputar.

No entanto, sabia que a tarefa não era das mais fáceis. O Aston Villa ocupava a quinta colocação (52 pontos) e ainda briga por uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. O Liverpool "ignorou" esse detalhe. Com um futebol envolvente, abriu o marcador logo aos 8min, com Kuyt, que aproveitou rebote da trave e começou a desenhar a vitória dos donos da casa.

O Aston Villa teve apenas um momento de lucidez durante o primeiro tempo. Na metade da etapa inicial, Carew teve duas oportunidades, todas defendidas por Reina. E o goleiro foi o responsável direto pelo segundo gol do Liverpool. Aos 31min, ele deu um verdadeiro lançamento para Riera na reposição de bola. O espanhol bateu de primeiro e ampliou.

A partir daí, começou o show particular de Gerrard. Aos 38min, Reo-Cocker fez falta em cima de Riera dentro da área. O árbitro marcou pênalti. Gerrard cobrou e fez o terceiro dos donos da casa ainda no primeiro tempo. Logo no início da etapa final, aos 4min, Gerrard tocou com classe no canto esquerdo de Friedel, após cobrança de falta ensaiada.

Mesmo com uma excelente vantagem, o Liverpool continuava sufocando o rival. E fez outro. Aos 20min, Fernando Torres foi derrubado dentro da área pelo goleiro Friedl, que acabou sendo expulso. Gerrard fez seu terceiro da partida. Aos 35min, deixou o gramado e foi ovacionado pelo torcida local.

Robinho erra pênalti, mas City vence
Ainda neste domingo, o Manchester City derrotou o Sunderland por 1 a 0 --gol anotado por Richards-- e respirou na competição. Está em 10º lugar, com 38 pontos, nove à frente do Newcastle, o primeiro da zona de rebaixamento. Nesta partida, o brasileiro Robinho desperdiçou uma cobrança de pênalti. Outro jogo: Wigan 1 x 0 Hull City.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host