Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

!
UOL - O melhor conteúdo
Falta de badalação deixa clássico do Morumbi como o mais 'morno' do ano - 27/03/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
27/03/2009 - 07h00

Falta de badalação deixa clássico do Morumbi como o mais 'morno' do ano

Bruno Chazan e Rodrigo Farah
Em São Paulo
CLÁSSICOS COM BADALAÇÃO EM 09
Folha Imagem
São Paulo x Corinthians teve polêmicas também nas arquibancadas com briga e depredação do Morumbi. Veja mais
Rodrigo Farah/UOL
Palmeiras e Corinthians lançaram ação de marketing para o clássico, com direito a logo exclusivo e troféu. Veja mais
C. XAVIER E HERNANES: EFICIÊNCIA
KAKÁ, PALHINHA OU PEDRO ROCHA?
EDMUNDO, HEITOR OU C. MALUCO?
SIMULE RESULTADOS DO ESTADUAL
A rivalidade histórica entre São Paulo e Palmeiras é repleta de polêmicas dentro e fora dos gramados. Neste sábado, porém, os dois clubes se enfrentam com uma atmosfera mais amena do que o normal e sem badalação. Desta vez, não existem trocas de acusações ou até mesmo iniciativas em comum para promover o jogo no Morumbi, o que deixa o clássico como o mais "morno" de 2009 entre os clubes da capital paulista.

A situação relativamente estável de ambos na tabela do Estadual contribui para o clima do confronto. O Palmeiras é líder com folga do Paulista - com 40 pontos -, enquanto o São Paulo, com 33, está próximo da vaga para as semifinais. Como não são adversários diretos, os objetivos de ambos neste fim de semana não se entrelaçam.

"Sem dúvida esse clássico será mais 'morno', não porque seja menos importante, mas porque tradicionalmente o jogo no Morumbi transcorre bem. Não há um histórico de problemas. É de se supor também que influencia o fato de eles [palmeirenses] estarem classificados, e isso retira um pouco a condição de disputa, embora ninguém queira perder", admitiu o vice-presidente de futebol tricolor, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

Os poucos clássicos realizados até agora foram recheados de polêmica. O próprio São Paulo protagonizou uma série de entreveros com o Corinthians antes e depois do confronto no Morumbi. Além das trocas de acusações entre ambas as diretorias, o jogo terminou com confusão entre a torcida corintiana e a Polícia Militar.

ANÁLISE DO JUCA
Crédito
"Viva a mornice. Chega dos clássicos quentes".
BLOG DO JUCA KFOURI
Já o duelo entre Palmeiras e Corinthians contou com a presença de Ronaldo em seu segundo jogo desde o retorno aos gramados, o que aumentou a repercussão da partida. Dentro de campo, também houve muita disputa e polêmicas com a arbitragem.

"Se continuar assim [São Paulo x Palmeiras] será muito bom. Chega dos clássicos quentes. Poderia até falar: 'Viva a mornice'. Não àquele clima beligerante que cercou os outros jogos entre os times da capital", opinou o jornalista Juca Kfouri, do UOL.

ANÁLISE DO COSME
Crédito
"Na prática, esse jogo terá um peso fundamental".
BLOG DO COSME RÍMOLI
Entretanto, não são apenas com brigas e ameaças que os clássicos da cidade têm ganhado projeção. Iniciativas em prol da paz e ações de marketing também podem ser direcionadas para aumentar o destaque dos jogos. Isso aconteceu no jogo entre Palmeiras e Corinthians, quando as duas diretorias se juntaram para a criação de um troféu, um logo especial para a partida, entre outras.

"O clássico 'morno' entre São Paulo e Palmeiras reflete o conturbado momento político deles. O Palmeiras e Corinthians se uniram contra o São Paulo em busca de algo a mais, quiseram fazer barulho justamente pra esvaziar os jogos deles com o São Paulo. Isso interfere diretamente no marketing para os clássicos. É preciso criar história dentro de cada partida e isso não aconteceu desta vez", comentou o jornalista Erich Beting.

ANÁLISE DO ERICH
Crédito
"O Clássico reflete o conturbado momento político dos clubes".
BLOG DO ERICH BETING
A diretoria do Palmeiras, no entanto, pensa de forma um pouco diferente e tenta ressaltar a importância do jogo deste sábado. "Esse clássico só parece 'morno', mas será importante para os dois lados. O que acontecerá dentro de campo é o foco, mas não quer dizer que o jogo será chato ou algo assim", ponderou o diretor de futebol Genaro Marinho.

"Dentro de campo a história é outra, ali a gente se mata, usando o jargão popular", completou Leco, esperançoso por emoção dentro de campo.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host