Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Destaque no país, plano de sócios 'frustra' centenário do Inter - 03/04/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 
03/04/2009 - 07h04

Destaque no país, plano de sócios 'frustra' centenário do Inter

Thales Calipo
Em São Paulo
Neste sábado, o Internacional completa cem anos de existência. Clube e torcida têm muito a comemorar, principalmente por conta dos excelentes resultados conquistados dentro de campo nesta década, como a Copa Libertadores e Mundial de Clubes. Mesmo com esse histórico invejável, os dirigentes colorados ficarão um pouco decepcionados por não ganharem um dos presentes mais cobiçados: a marca de 100 mil sócios na data que irá celebrar seu centenário.

FRUSTRAÇÃO NO BEIRA RIO
Divulgação/Inter
Apesar de não atingir meta, clube espera chegar aos 100 mil sócios até o fim do ano
Divulgação/Inter
Com os 80 mil sócios atuais, Inter fatura mensalmente cerca de R$ 2,7 milhões
QUIZ DO CENTENÁRIO
OS CINCO MAIORES GRE-NAIS
Essa ambiciosa meta para qualquer outro clube brasileiro foi traçada pelo Inter em abril do ano passado. Quando completou 99 anos, a agremiação gaúcha, até então com 53 mil sócios, projetou quase dobrar seu quadro associativo e estipulou este como um dos seus grandes objetivos para coroar o trabalho de fidelização de torcedores que teve início em 2006.

"O Inter está com 80 mil sócios, e não conseguimos atingir a marca de 100 mil por causa da crise, além de o ano passado não ter sido muito bom dentro de campo, com exceção do título da Sul-Americana. Mas vamos chegar a 100 mil sócios até o fim deste ano e, para isso, vamos lançar uma nova campanha no dia 5", minimizou Jorge Avancini, vice-presidente de marketing do Inter.

Importado da Europa, local em que o Barcelona é um dos exemplos mais bem-sucedidos, o modelo de sócio-torcedor que o Internacional colocou em prática é, na teoria, simples. De forma geral, o torcedor paga uma taxa mensal e, em troca, tem direito a acompanhar todos os jogos da equipe no Beira-Rio.

Com essa fórmula, ainda em 2006, o clube gaúcho ganhou um "problema". Embalada pela conquista da Libertadores e a disputa do Mundial, a torcida aderiu em peso ao projeto. Com cerca de 42 mil sócios, o Inter teve de readequar o seu modelo, já que a capacidade do seu estádio atualmente é de pouco mais de 58 mil espectadores.

"Temos 42 mil sócios que não pagam ingresso, mas essa é uma categoria que não vendemos mais. Por isso, criamos outro plano, que tem 38 mil sócios, e que permite a compra de entradas com 50% de desconto. Pensamos que não é o Inter que tem de mudar, mas sim o torcedor. Só teremos um time grande quando tivermos um quadro associativo grande", afirmou Avancini.

O fato é que, mesmo sem ainda atingir o seu objetivo, o trabalho realizado pelo clube gaúcho com o seu sócio-torcedor se tornou modelo no Brasil. Dirigentes de diversos times já foram a Porto Alegre conhecer de perto a iniciativa. O sonho coletivo é poder se orgulhar dos números envolvendo o projeto da mesma forma que a diretoria do Internacional.

"Atualmente, arrecadamos em média R$ 2,7 milhões por mês apenas com o sócio-torcedor, o que torna essa a nossa segunda maior fonte de receita, atrás apenas na verba da TV, e à frente, inclusive, dos patrocínios", orgulha-se o vice-presidente de marketing do clube gaúcho.

Sem a "dependência" do patrocínio, o Inter prega cautela nas negociações. Seu contrato com o Banrisul, que vence no fim de junho, garante aos cofres do clube cerca de R$ 3 milhões anuais, valor considerado baixo se comparado ao das equipes do eixo Rio-São Paulo. Porém, com o dinheiro dos sócios, o Inter cogita até jogar com seu uniforme sem nenhuma marca caso nenhuma proposta agrade. Isso sem comprometer o seu orçamento.

"Temos até o fim de junho para fechar, mas estamos com as contas ajustadas. Sabemos o valor do produto Internacional, e por isso queremos um patrocínio que a gente entenda ser compatível. O Banrisul, por ser parceiro, tem preferência, mas vamos avaliar as propostas", completou Avancini.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host