Mostrando um futebol envolvente no primeiro tempo e uma defesa firme na etapa complementar, o Porto conseguiu um importante resultado no jogo de ida das quartas-de-final da Liga dos Campeões. Jogando na Inglaterra, arrancou o empate por 2 a 2 com o atual campeão Manchester United e levou a decisão da vaga para Portugal.
Mesmo atuando fora de casa contra o atual campeão do torneio, o Porto não se intimidou e foi para cima do Manchester United. Logo com 3min do primeiro tempo, Lisandro Lopes chutou com perigo, dando o primeiro susto em Van der Sar. Mas somente um minuto depois, o goleiro holandês não conseguiu evitar o tento português.
O uruguaio Cristian Rodriguez abriu o placar com apenas 4min. Depois de falha da defesa inglesa, o atacante cortou para o meio e chutou no canto, indefensável para Van der Sar. Só que assim que levou o gol, os donos da casa melhoraram e foram para cima.
PALAVRA DO MANCHESTER UNITED |
---|
"Estávamos um pouco cansados, tivemos apenas dois dias de recuperação [depois do jogo contra o Aston Villa pelo Campeonato Inglês], mas também faltou um pouco de concentração. Agora, com certeza teremos um jogo complicado em Portugal", Alex Ferguson, técnico do Manchester |
---|
|
TABELA DA LIGA DOS CAMPEÕES |
Com 13min do primeiro tempo, o goleiro Hélton fez grande defesa após o português Cristiano Ronaldo cabecear, só que não evitou o gol no lance seguinte. O zagueiro Bruno Alves recuou errada a bola e deu nos pés de Wayne Rooney que, livre, tocou com tranquilidade por cima do brasileiro para deixar tudo igual no Old Trafford.
Após o susto, o Porto voltou a pressionar, principalmente com chutes de longa distância, e demonstrou ampla superioridade no primeiro tempo, tanto que deu dez arremates ao gol, contra quatro do adversário no primeiro tempo, que também foi marcado pelo baixo número de faltas: apenas 12 nos 45 minutos iniciais de partidas.
PALAVRA DO PORTO |
---|
"Felicito meus jogadores porque eles mereceram esse resultado. Foi um bom placar para nós, mas nada está confirmado, ainda que esse 2 a 2 nos dê muitas possibilidades", Jesualdo Ferreira, técnico do Porto |
---|
|
LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL |
Depois do sufoco sofrido na etapa inicial, o time inglês voltou melhor para o segundo tempo. Desde os primeiros minutos, os
Red Devils partiram para cima, tanto arriscando chutes de longe quanto em cabeceios perigosos, lances que iam fazendo de Hélton um dos principais nomes da partida na Inglaterra.
Empurrado pela torcida, o Manchester United seguiu melhor no segundo tempo, mas sempre esbarrava na firme defesa do Porto. Só que na primeira falha do adversário, aos 40min, o time da casa virou o placar. O atacante argentino Carlitos Tevez, que havia entrado há pouco tempo, aproveitou bom cruzamento e se adiantou para colocar os ingleses à frente.
Mas quando a torcida inglesa já comemorava a vitória que facilitaria a vida do seu time no jogo de volta, o Porto conseguiu o empate salvador. Aos 44min do segundo tempo, depois de cruzamento desviado pela zaga do Manchester, a bola sobrou livre para Mariano marcar e dar números finais ao placar do Old Trafford.
MANCHESTER UNITED 2 X 2 PORTO
Manchester UnitedVan der Sar; O'Shea, Evans (Neville), Vidic e Evra; Fletcher, Carrick e Scholes (Tevez); Cristiano Ronaldo, Rooney e Park (Giggs)
Técnico: Alex Ferguson
PortoHelton; Sapunaru, Bruno Alves, Rolando e Cissokho; Lucho Gonzalez, Fernando e Raul Meireles (Thomas Costa) (Madrid); Lisandro Lopez, Hulk e Cristian Rodriguez (Mariano)
Técnico: Jesualdo Ferreira
Data: 07/04/2009 (terça-feira)
Local: estádio Old Trafford, em Manchester (ING)
Árbitro: Konrad Plautz (AUT)
Assistentes: Bernhard Zauner e Armin Eder (ambos AUT)
Cartão amarelo: Bruno Alves (Porto)
Gols: Cristian Rodriguez, aos 4min, e Rooney, aos 15min do primeiro tempo. Tevez, aos 40min, e Mariano, aos 44min do segundo tempo.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)