O recente anúncio de afastamento do futebol por tempo indeterminado feito pelo atacante Adriano mudou um pouco a rotina da Internazionale no Campeonato Italiano. Atual líder, o time de Milão chegou a fazer 2 a 0 sobre o Palermo, mas viu o rival pressionar no segundo tempo e arrancar um empate por 2 a 2, em plena Milão. Já o seu maior adversário, o Milan, derrotou o Chievo Verona por 1 a 0, numa rodada marcada pelo luto.
Quase uma semana atrás, um terremoto atingiu a região de Abruzzo. Até a manhã deste sábado, quase 300 pessoas já haviam morrido. Antes de cada partida, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. Dentro de campo, a Internazionale falhou, mas segue confortável na primeira colocação. Subiu para 73 pontos, 10 a mais que a vice-líder, a Juventus, que perdeu para o Genoa por 3 a 2. Aliás, as duas equipes se enfrentam no próximo final de semana.
A única preocupação neste sábado era saber como a equipe se comportaria após a repentina decisão do brasileiro Adriano, que decidiu "abandonar" a carreira. No primeiro tempo, pouco influenciou. Jogando em casa, mandou nos primeiros 45 minutos. Nem mesmo as ausências dos outros brasileiros Julio César e Maicon mexeram com o desempenho da equipe.
Tanto que, além de desperdiçar uma série de oportunidades, fez dois gols. O primeiro foi logo aos 14min, com Balotelli, que aproveitou cruzamento de Muntari e desviou para o fundo das redes. De tanto insistir e beneficiado pela apatia do adversário, chegou ao segundo, com Ibrahimovic, em cobrança de pênalti. No entanto, tudo mudou no segundo tempo.
A Internazionale deu sinais de que a vitória estava assegurada e diminuiu o ritmo. O Palermo aproveitou e foi para cima. E foi premiado com dois gols num espaço de apenas dois minutos. Aos 27min, Cavani dominou e bateu no canto de Toldo. Logo depois, aos 29min, Succi marcou e selou um importante empate na casa da Internazionale. 2 a 2.
Enquanto isso, o Milan suou para derrotar o Chievo Verona. Mesmo com Kaká e Alexandre Pato em campo --Ronaldinho iniciou no banco de reservas--, teve muitas dificuldades para superar a marcação adversária. Conseguiu somente aos 8min do segundo tempo, com o holandês Seedorf, que bateu forte, após bela troca de passes entre seus companheiros. Assim, sobe para 61 pontos e permanece na 3ª posição.
Lazio leva a melhor em clássico romanoNum clássico com início eletrizante --três gols em apenas dez minutos de partida-- e marcado por três expulsões, a Lazio levou a melhor diante da Roma e venceu por 4 a 2, no estádio Olímpico de Roma. Pandev, Zárate, Lichtsteiner e Kolarov marcaram para a Lazio, enquanto Mexes e De Rossi descontaram.
O resultado mantém a Roma na sexta colocação (49 pontos) e ameaçada de perder uma vaga na próxima edição da Copa da Uefa. Por outro lado, o adversário romano sobe para 44 pontos e, apesar de distante, volta a sonhar com uma classificação no torneio continental. Durante a nervosa partida, três jogadores levaram cartão vermelho, sendo dois da Roma (Mexes e Panucci) e um da Lazio (o brasileiro Matuzalem).
Outros jogos: Napoli 0 x 0 Atalanta; Fiorentina 2 x 1 Cagliari; Torino 2 x 1 Catania; Lecce 1 x 3 Sampdoria; Bologna 1 x 4 Siena.
* Atualizada às 17h41 UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)