Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Com briga e confusão, Santos bate Palmeiras e vai à final do Paulista - 18/04/2009 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Futebol
 

Diego Souza se envolveu em confusão e acabou agredindo zagueiro Domingos

18/04/2009 - 20h10

Com briga e confusão, Santos bate Palmeiras e vai à final do Paulista

Carlos Padeiro e Rodrigo Farah
Em São Paulo
O Santos começou a temporada desacreditado, com atuações irregulares e com problemas no elenco. Mas quando chegou a fase decisiva do Campeonato Paulista, a equipe mostrou sua força. Neste sábado, o time de Vagner Mancini não se intimidou com a pressão do Parque Antarctica lotado e aplicou 2 a 1 no Palmeiras para avançar à final depois de um confronto marcado pelo clima tenso e por uma confusão generalizada.

Em meio a uma partida com atletas nervosos, o duelo precisou ser parado no fim do segundo tempo graças a uma briga de Diego Souza e Domingos. Por pouco, outros jogadores não aderiram à disputa, e a confusão não tomou proporções maiores. No fim, o Santos levou a melhor e agora enfrenta o Corinthians, que eliminou o São Paulo no domingo, no Morumbi.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO
PRIMEIRO TEMPO
15min - Em cobrança de falta, Evandro cruza na área, a bola bate em Danilo e Fábio Costa defende no reflexo
17min - GOOOOLLLL DO SANTOS!!!! Neymar deixa Madson na cara do gol. O camisa 10 dá um leve toque na saída de Marcos e abre o placar
19min - Luizinho avança pela direita e cruza na área. Kléber Pereira ganha no alto, mas cabeceia para fora
24min - Paulo Henrique vai ao fundo e cruza. Marcos não segura, Danilo tenta tirar de calcanhar e acerta a trave. Neymar ainda pega o rebote e chuta na rede pelo lado de fora
SEGUNDO TEMPO
5min - Paulo Henrique deixa Neymar na cara do gol. O atacante invade a área e é derrubado. A arbitragem marca pênalti e expulsa Maurício Ramos
6min - GOOOOLLLL DO SANTOS!!!! Kléber Pereira bate rasteiro, no canto direito de Marcos e faz 2 a 0
28min - GOOOOLLLL DO PALMEIRAS!!!! Pierre arrisca de fora da área, e Fábio Costa leva um frango, por baixo das pernas
38min - Confusão generalizada em campo após Domingos e Diego Souza se desentenderem e serem expulsos
MAIS NOTÍCIAS DO SANTOS
MAIS NOTÍCIAS DO PALMEIRAS
GUGA, MCLAREN, PERNAMBUQUINHO?
VALDÍVIA, HEITOR OU C.MALUCO?
"A confusão não pode tirar o brilho da vitória do Santos. Fomos totalmente superiores ao Palmeiras e fizemos por merecer. Não jogamos na defesa e isso fez a diferença", comemorou Vagner Mancini, que vai à primeira final de Paulista como técnico depois de dois triunfos por 2 a 1 na semi.

Com 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas na primeira fase, o Santos teve um longo caminho até a decisão. Depois de começar o ano com um técnico novato (Márcio Fernandes) e ver até uma briga no elenco - entre Fabiano Eller e Fábio Costa -, o time praiano precisou lidar com uma forte desconfiança da torcida.

Entretanto, a chegada de Vagner Mancini aliada à ascensão de Neymar e Paulo Henrique recolocou o Santos na disputa. A partir da semifinal, a reação se consolidou com duas boas apresentações diante dos atuais campeões. Ao mesmo tempo, o Palmeiras fica em um clima ainda mais conturbado. O time volta suas atenções à Libertadores, torneio em que também vive uma situação difícil.

Mesmo com o estádio completamente tomado pela torcida alviverde, o Palmeiras teve dificuldades no início do confronto e viu o Santos tomar a iniciativa com mais posse de bola. Após os dez minutos iniciais, os anfitriões entraram no clima na torcida. Com isso, começaram a pressão sobre o clube alvinegro.

Até que aos 17min, Madson aproveitou falha generalizada da zaga alviverde após tiro de meta de Fábio Costa e passe de Neymar e abriu o placar para o Santos. O gol conteve os avanços dos donos da casa, enquanto os visitantes continuaram levando perigo à meta de Marcos. Nervoso, o Palmeiras não mostrou reação e ficou praticamente sem criação ofensiva até o fim do primeiro tempo.

ANÁLISE DE JUCA KFOURI
Juca
O Santos passeou em Parque Antarctica neste sábado, com mais de 26 mil torcedores.
BLOG DO JUCA KFOURI
"Não nos achamos dentro de campo. Precisamos mudar e também entrar mais no clima de decisão se quisermos ir para a final", lamentou Pierre antes de se dirigir aos vestiários. "Se melhorarmos a movimentação, podemos fazer mais", destacou Madson logo em seguida.

As entradas de Deyvid Sacconi e Ortigoza deixaram o Palmeiras mais ofensivo na etapa final. Mas logo aos 8min o Santos esfriou as pretensões alviverdes novamente. Neymar foi derrubado dentro da área por Maurício Ramos, que foi expulso pelo lance. Na sequência, Kléber Pereira acertou o pênalti e aumentou a vantagem alvinegra.

"PROVOCAÇÃO FOI PREMEDITADA"
Thiago Bernardes/UOL
Diego Souza acusou o técnico santista, Vagner Mancini, de ter colocado Domingos em campo especialmente para provocá-lo depois de o palmeirense ter acertado uma cotovelada no volante Germano. E acusou Sálvio de perseguição, lembrando da expulsão ocorrida na semifinal do Paulista de 2008, contra o São Paulo.
CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA
IMAGENS DO JOGO E DA CONFUSÃO
BELLUZZO ACALMA CONSELHEIROS
SANTOS VISA EMPATE CORINTIANO
MANCINI IMPEDE RECORDE DE LUXA
KEIRRISON SAI VAIADO
Foi quando as vaias aumentaram no Parque Antarctica. Apagado, Keirrison foi um dos mais criticados pela torcida, assim como o técnico Vanderlei Luxemburgo. Quando parecia que o Santos não teria mais dificuldades, Pierre arriscou de fora da área aos 29min e contou um frango clamoroso de Fábio Costa para descontar.

Com ânimos renovados, os anfitriões voltaram ao jogo. Até que Domingos entrou na vaga de Neymar aos 35min e entrou em discussão Diego Souza quase no mesmo instante. Nervoso, o meia respondeu e logo em seguida o árbitro expulsou os dois. Foi o suficiente para começar a confusão. Domingos caiu no gramado após ser empurrado e simulou uma agressão mais forte, o que deixou o camisa 7 do Palmeiras inconformado.

Mesmo segurado por uma série de jogadores, Diego Souza correu para cima do defensor novamente e o agrediu com uma rasteira. Após uma paralisação de cinco minutos, o zagueiro deixou a confusão sorrindo, ao mesmo tempo em que Diego Souza finalmente retornou para os vestiários. Depois disso, não sobrou mais tempo para o placar ser alterado.

PALMEIRAS 1 X 2 SANTOS

Data: 18/04/2009 (sábado)
Local: estádio Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto e Giovani Cesar Canzian (SP)
Público: 26.447 torcedores
Renda: R$ 1.071.800,00
Cartões amarelos: Maurício Ramos 2, Marcão (PAL); Roberto Brum, Fabão, Madson, Neymar (SAN)
Cartões vermelhos: Maurício Ramos, Diego Souza, (PAL); Domingos (SAN)
Gols: Madson, aos 17min do primeiro tempo; Kleber Pereira, aos 6min, Pierre aos 29min do segundo tempo

PALMEIRAS
Marcos; Fabinho Capixaba, Danilo, Maurício Ramos e Pablo Armero; Pierre, Jumar (Ortigoza), Evandro (Marcão) e Diego Souza; Lenny (Deyvid Sacconi) e Keirrison
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SANTOS
Fábio Costa; Luizinho, Fabão, Fabiano Eller e Triguinho; Germano, Roberto Brum (Pará), Madson, Paulo Henrique Lima; Neymar (Domingos) e Kléber Pereira (Roni)
Técnico: Vagner Mancini

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host