Assim como o Villarreal, que entrou em campo horas antes, o Atlético de Madri tinha como meta se aproximar da zona de classificação para a Liga dos Campeões. Diferentemente do rival, o elenco madrileno falhou em seu objetivo. Jogando em Santander, foi goleado pelo Racing por 5 a 1, nesta quinta-feira, e caiu para o sétimo lugar no Campeonato Espanhol. Com isso, vê cada vez mais distante sua chance de avançar à próxima edição da competição continental.
Com o revés, o Atlético de Madri para em 49 pontos, seis atrás do Valencia, atual quarto colocado, a última que dá vaga para o torneio. Além disso, é ultrapassado por concorrentes diretos na briga por uma das vagas. O próprio Villarreal, que bateu o Recreativo Huelva por 2 a 1, cresceu na classificação. Está em quinto, com 52 pontos. Até o Malága, que venceu o Osasuna, na quarta-feira, o superou na tabela. Após esse triunfo, contabiliza 50 pontos.
Para não se distanciar dos primeiros, o elenco madrileno vislumbrava uma vitória, mesmo atuando fora de casa. Mas a equipe comandada por Abel Resino inexistiu na etapa inicial. Para se ter ideia, aos 9min, Cristian já fez o primeiro. Logo depois, aos 13min, Zigic bateu de primeira e exigiu uma complicada defesa de Leo Franco. O Atlético não se achava em campo. E pior: o Racing era eficiente em seus ataques.
Aos 16min, após cruzamento de Munitis, Garay, de cabeça, ampliou. A pressão era gigantesca. Os visitantes quase não atacavam. Não bastasse isso, sofria gol. Aos 37min, Tchité fez bela jogada na entrada da área e bateu na saída de Leo Franco. 3 a 0. O Atlético não tinha alternativa: precisava ir para cima e tentar diminuir o prejuízo. Até voltou diferente para a etapa final.
Aos 15min, Aguero foi derrubado dentro da área. Pênalti para os madrilenos. O uruguaio Forlán bateu e diminuiu. Mas a reação parou por aí. Quatro minutos depois, o Racing Santander jogava balde de água fria no rival ao marcar seu quarto gol. Aliás, um golaço. Munitis viu Leo Franco adiantado e tocou por cima. Aos 41min, Zigic, de cabeça, anotou o quinto e selou a convincente vitória do time de Santander, que chega aos 39 pontos.
Ainda nesta quinta-feira, o Mallorca, do brasileiro Cléber Santana, bateu o Valladolid por 2 a 0, em casa, com dois gols anotados por Keita, e subiu para 39 pontos, desgarrando-se da zona de rebaixamento. Já o Valladolid estaciona em 40 pontos.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)