O brasileiro Diego Hypólito conquistou a medalha de ouro no solo no Mundial de Stuttgart, na Alemanha, nas finais por aparelho disputadas neste sábado. Com o resultado, Hypólito confirma o favoritismo para ocupar a única vaga do Brasil no masculino na Olimpíada de Pequim-2008.
Hypólito aproveitou a ausência do campeão no ano passado em Aarhus, na Dinamarca, o romeno Marian Dragulescu, para recuperar a liderança no aparelho. Medalha de prata em 2006, Hypólito havia sido campeão mundial em 2005, em Melbourne.
Com 16,150 pontos, o brasileiro terminou à frente com uma pequena folga do segundo colocado, o espanhol Gervasio Deffer, com 15,950, e do japonês Hisashi Mizutori, que foi medalhista de bronze no individual geral na sexta-feira, e levou mais um terceiro lugar, com 15,650.
De acordo com as regras da Federação Internacional de Ginástica (FIG), a equipe masculina de ginástica do Brasil terá direito de levar apenas um ginasta para os Jogos Olímpicos após ficar em 17º lugar na disputa por equipes. A escolha do ginasta masculino que irá disputar as olimpíadas ficará a critério da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).
Hypólito foi o único brasileiro da equipe masculina a se classificar a uma final. No feminino, Jade Barbosa conquistou a medalha de bronze na sexta-feira nas finais do individual geral feminino, e ainda tem chance de medalhar em outras duas finais, no salto e na trave.
Na fase classificatória, Hypólito havia conseguido a segunda melhor nota no solo, atrás apenas ao chinês Zou Kai. Na decisão, no entanto, o chinês foi apenas o quinto colocado. O brasileiro foi o único ginasta a obter uma nota acima dos 16,000.
Como foi o sexto dois oito finalistas a se apresentar, Hypólito desistiu de mudar a série em relação à apresentada nas eliminatórias quando viu que Zou Kai não obteve uma nota alta. Com a nota de partida saindo de 16,700, o brasileiro realizou o "Hypolito 1" na primeira passada, e fechou a série com o duplo twist grupado.
*
Atulizada às 13h