Fale com UOL Esporte

Envie sua sugestão ou crítica para a redação do UOL

   

Outros canais de comunicação UOL

UOL - O melhor conteúdo
Médicos apontam morte cerebral de boxeador, mas família espera novo exame - 06/10/2010 - UOL Esporte - Boxe
UOL Esporte Lutas
 
06/10/2010 - 14h25

Médicos apontam morte cerebral de boxeador, mas família espera novo exame

Jorge Corrêa*
Em São Paulo
  • Boxeador Jefferson Gonçalo corre risco de morte

    Boxeador Jefferson Gonçalo corre risco de morte

Um dia depois de ter sido tirado do coma induzido, o boxeador brasileiro Jefferson Gonçalo teve apontada sua morte cerebral. A família do pugilista recebeu a notícia dos médicos do Hospital Samaritano de Sorocaba na noite da última terça-feira, mas ainda espera por um novo exame após o lutador reagir.

“Ontem ele realizou todos os exames neurológicos e não reagiu, por isso o médico decretou a morte cerebral e nos comunicou. A questão é que quando isso acontece, a pressão arterial começa a cair, só que ela voltou a subir e se estabilizou”, explicou o irmão de Gonçalo, Natal Neto, ao UOL Esporte.

De acordo com o irmão, Jefferson passará por novos exames após essa pequena reação. “Depois que a pressão voltou a subir, resolveram refazer todos os exames. O eletro [encefalograma] também não deu nenhuma reação, mas falta um exame de contraste, que estamos esperando. Agora é só esperar. Não podemos perder a esperança.”

O lutador participou da “3ª Noite Saltense de Luta” no último sábado, quando enfrentou Ismael Bueno, em luta prevista para seis assaltos. Na volta para o quinto round, Gonçalo deu sinais de cansaço. Em 29 segundos, ele foi à lona sem receber golpes mais duros.

Atendido pela equipe médica, o boxeador se queixou de fortes dores e chegou a dizer que “o cérebro parecia querer inchar”. Gonçalo deixou o ginásio municipal de Salto e, em uma ambulância foi levado para Sorocaba. Uma tomografia computadorizada revelou a ruptura de um vaso na região do pescoço.

Na cirurgia, foi retirada uma parte do cérebro do atleta. De acordo com os médicos, Gonçalo ficaria com o lado esquerdo do corpo paralisado.

*Atualizada às 14h45

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host