Com quatro brasileiros no card principal, o país começou bem a noite no UFC 97. Na primeira luta da série principal, o paulista Luiz Cane, o Banha, venceu o norte-americano Steve Cantwell por decisão unânime dos juizes em combate válido pela categoria meio-pesado da competição.
O brasileiro começou melhor na luta, ficando mais centralizado no octagon. Cane não tinha problema para que seus golpes entrassem na guarda do adversário, tanto socos quanto chutes e joelhadas. Cantwell chegou a balançar algumas vezes no primeiro round, procurando o clinch para evitar o knock-down.
Banha seguiu melhor no segundo round, encaixando sequências de socos e chutes, mas o norte-americano contra-atacou. Cantwell conseguiu acertar bons diretos e um chute alto que fizeram o brasileiro balançar pela primeira vez na luta.
Apesar do equilíbrio dos segundos iniciais, Cane foi para cima do adversário no terceiro round e conseguiu que seus golpes entrassem, principalmente as joelhadas, fazendo Cantwell balançar novamente. O norte-americano equilibrou a partir do terceiro minuto, mas o brasileiro foi melhor no geral e ganhou por pontos.