Georges St. Pierre e os brasileiros José Aldo e Lyoto Machida são as grandes estrelas do forte card principal do evento em Toronto, no Canadá. A edição o maior público da história da competição, e terá a aposentadoria de Randy Couture, adversário de Lyoto, como atração.
Com vitórias de GSP, José Aldo e Lyoto Machida, acaba o UFC 129.
Na visão de Rodrigo Farah, nosso repórter em Toronto, no Canadá, a luta entre Georges St. Pierre e Jake Shields:
Com o rosto inchado e aparentemente insatisfeito, Georges St. Pierre é confirmado como vencedor da luta, que ficou marcada pela falta de combatividade e chegou a receber vaias da torcida.
Com os dois muito ensaguentados, acaba o último combate da noite. Georges St. Pierre tem tudo para manter o cinturão.
O inchaço no olho, somado ao nariz cortado e sangrando bastante, visivelmente incomoda Georges St. Pierre, que adota postura ainda mais cauteloso no fim do quarto round.
Para esquentar a luta, Jake Shields abre os braços e chama Georges St. Pierre, que está sangrando no rosto e segue com o olho esquerdo inchado.
Um chute forte de Georges St. Pierre derrubou Jake Shields, que ficou zonzo e hesitou para levantar. O canadense, no entanto, não foi para cima e esperou o norte-americano, que voltou a sangrar, reagir.
GSP sente incômodo no olho esquerdo, que está inchado e atrapalha um pouco a visão do canadense. Seu técnico, no entanto, o incentiva a continuar dizendo que ele não terá problemas.
A 20 segundos do fim do round, Georges St. Pierre leva Jake Shields para o chão, ameaça alguns combates mas é parado pelo gongo.
... nada. Poucos golpes, nenhuma ação no chão e Georges St. Pierre com amplo domínio da luta, com pragmatismo. O canadense poucas vezes é ameaçado por Jake Shields.
Georges St. Pierre gira sobre o corpo e dá um chute de costas, sem muito sucesso. Como a ação se resume a pequenas ações como essas, algumas vaias já surgem na plateia.
O atual campeão não corre riscos, mantém distância do rival e ataca com segurança, sem, no entanto, causar muitos danos a Jake Shields.
Mesmo com poucos golpes no primeiro round, o norte-americano vai para o descanso com um corte no lábio inferior e um pouco de sangramento na boca.
O canadense acerta um soco e um chute fortes em Jake Shields, que balança, se afasta, mas não cai, mantendo o confronto equilibrado e morno.
O norte-americano segura um pé de GSP, que se mantém de pé saltitando e evita a vantagem de Shields em uma eventual luta no chão.
Como era de se esperar, Georges St. Pierre é o mais aplaudido pelo maior público da história do UFC, quando começa a luta contra Jake Shields.
Ídolo nacional em seu país, Georges St. Pierre entra no estádio ovacionado pelo público. Com um quimono branco e a tradicional faixa com motivos orientais, o canadense chega ao octógono.
Sem muita pompa, já que enfrenta a grande estrela da noite, o norte-americano Jake Shields já aguarda o início da luta.
O canadense, constantemente comparado com o Spider brasileiro, vive um momento de alta com a popularidade do UFC 129. Georges St. Pierre está usando seu status para buscar o posto de estrela maior da franquia.
Nosso repórter Rodrigo Farah, que está acompanhando as lutas em Toronto, no Canadá, conta como José Aldo deformou Mark Hominick e manteve seu cinturão do UFC.