A volta de Gustavo Kuerten ao circuito internacional de tênis foi marcada pela derrota na estréia da chave de duplas na etapa de Assunção da Copa Petrobrás. Ao lado do compatriota Marcelo Melo, o catarinense foi derrotado pelos também brasileiros Alexandre Simoni e Ricardo Hocevar.
Em cerca de uma hora de jogo, Simoni e Hocevar definiram a vitória pelo tranqüilo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-2. A falta de ritmo de jogo e os erros em pontos cruciais foram apontados pelas duas duplas como fatores determinantes do resultado.
"Entrei perdido em quadra", admitiu Guga depois da derrota. "Não estou com muito ritmo de jogo, e até tentei acelerar as viradas de games, mas não adiantou", avaliou o ex-número um do mundo.
"Nós tivemos 11 vantagens para quebrar o saque deles, mas não fizemos. Então o jogo teoricamente foi duro, mas no placar foi fácil", opinou Marcelo Melo. "Eles jogaram bem e sacaram bem nas horas importantes, e a gente sentiu um pouco a falta de ritmo", revelou, explicando que, assim como Guga, ele mesmo tem jogado pouco.
"Eles nos deram uma chance, a gente agarrou e não soltou mais", resumiu Simoni, referindo-se à primeira quebra da partida. Depois disso, Guga e Melo não conseguiram se impor em quadra, e jogaram no ritmo ditado por Simoni e Hocevar.
Se é possível ver um lado bom na derrota, Guga já o encontrou. "Se tiver servido para tirar a 'nhaca' e jogar melhor amanhã, então ótimo", brincou o tenista, que errou uma série de pontos fáceis nesta segunda.
Guga volta à quadra em Assunção na noite de terça-feira, não antes das 22h de Brasília, quando estréia na chave de simples diante do austríaco Rainer Eitzinger.
O ex-número um do mundo não participa de um jogo de simples desde fevereiro. Em confronto de duplas, por sua vez, Guga não atuava desde setembro, quando defendeu o Brasil na Copa Davis contra a Suécia em Belo Horizonte.
Simoni e Hocevar, por sua vez, tiveram boa atuação, com destaque especial para o alto aproveitamento em saques em momentos importantes do jogo. No primeiro set, a dupla chegou abrir 5 games a 0 sobre a parceria de Guga.
No segundo set, a vitória também não chegou a ser colocada em perigo. Assim, eles fecharam a partida e aguardam os vencedores do duelo entre Federico Ciarrochi/Nicolas Coutelot e Carlos Berlocq e Martin Arguello.