O espanhol Rafael Nadal teve dificuldades na partida de abertura do duelo de quartas-de-final da Copa Davis somente no primeiro set. Diante do alemão Nicolas Kiefer, Nadal venceu o primeiro set por 7-6(7-5) e depois "atropelou", com 6-0 e 6-3, anotando o primeiro ponto espanhol diante da Alemanha, nesta sexta-feira.
O confronto realizado em superfície dura, em Bremen, na Alemanha, teve uma primeira parcial bem equilibrada, com quase uma hora e meia de duração. Cada tenista conseguiu uma quebra e a disputa foi para o tie-break. Os 31 erros não-forçados de Kiefer (quase o dobro de Nadal, com 16) fizeram a diferença e o espanhol fechou em 7-5.
A derrota abalou Kiefer, que teve péssimo desempenho no segundo set. O alemão teve 20 erros não-forçados, o que afundou sua performance. Além disso, Nadal aproveitou três quebras de saque para fazer 6 a 0, sem maiores dificuldades, em apenas 45 minutos.
Kiefer reagiu no terceiro set, mas não o suficiente para complicar o jogo. Nadal aproveitou a única quebra de serviço e fechou o jogo, depois de quase três horas de disputa. Na parcial final, o espanhol se destacou no aproveitamento do primeiro saque (61%), além de 100% no segundo serviço.