Thomaz Bellucci sofreu com as câimbras na coxa durante a primeira partida do confronto contra os colombianos pela Copa Davis nesta sexta. O brasileiro, que vencia por 2 a 0, permitiu a virada e deixou Santiago Giraldo marcar o primeiro ponto para os visitantes com parciais de 6-7 (6-8), 4-6, 6-3, 6-4 e 6-2.
Nova esperança do tênis brasileiro, Bellucci, de 20 anos, sucumbiu ao forte calor na cidade do interior de São Paulo e com quase quatro horas de partida. Fora do circuito profissional há três semanas, ele dizia estar inteiro fisicamente nos treinamentos.
Na partida, Bellucci demonstrou o contrário. Ele sofreu com as câimbras na coxa e chegou a pedir atendimento médico várias vezes. O colombiano se aproveitou e conseguiu a virada.
"Comecei jogando bem forte no primeiro set. Depois comecei a cansar no terceiro. Faz parte. É a primeira vez que eu jogo cinco sets na Davis", afirmou Bellucci ao final do jogo deixando claro que falta experiência para a disputa mais longa.
Com 1 a 0 contra na disputa pela vaga na repescagem do Grupo Mundial, os brasileiros terão a chance de empate na segunda partida desta sexta entre Marcos Daniel, o número 1 do País, e Juan Sebastian Cabal.
O início do brasileiro não dava mostras do que vinha pela frente. Já no segundo game da partida, o brasileiro quebrou o saque de Giraldo, fez 3 a 0 e parecia que ia embalar. A torcida, que lotou a arquibancada contrária ao juiz de cadeira, se empolgou e gritava "Beluti, Beluti" com "t" carregado.
Na metade do primeiro set, Gustavo Kuerten, que chegou nesta quinta-feira à noite na concentração da equipe, foi assistir ao jogo ao lado do time na quadra. Ironicamente, Guga trouxe má sorte a Bellucci. No sexto game, Giraldo devolveu a quebra e a decisão só saiu no tie-break.
Com as arquibancadas ainda por lotar nas áreas vips e sem mais Guga na quadra, o brasileiro teve a oportunidade de quebra no quinto game, confirmou e fechou em 6-4. Giraldo, nervoso, não acertava o primeiro saque e tinha dificuldade na direita.
Quando o calor já não assustava mais torcida e jogadores, Bellucci deu mostras de que poderia encerrar o jogo no terceiro set. Giraldo ganhou confiança na partida quando o brasileiro pediu atendimento na coxa na metade do set. O colombiano se aproveitou da fragilidade do rival, quebrou o saque e fechou em 6-3.
"Acho pesou a experiência e torneios maiores que tenho em relação ao Thomaz [Bellucci] e a concentração que mantive determinaram a vitória", explicou o colombiano, que recentemente esteve no Masters Series de Indian Wells.
Novamente, Bellucci preocupou a torcida brasileira e foi atendido no intervalo dos sets. Giraldo não amenizou para o brasileiro e logo abriu 2 a 0 no quarto set. As dores só pioraram daí em diante. No nono game, o tenista nacional caiu em quadra com as pernas travadas pela câimbra.
O colombiano fechou o quarto set em 6-4. Neste momento, tanto Giraldo quanto o capitão Felipe Berón pressionavam o juiz de cadeira pela demora nos atendimentos a Bellucci.
O quinto set teve um tom melancólico. O brasileiro sofria para se manter em pé e via seu rival dominar a partida com tranqüilidade. Foi assim que Giraldo abriu vantagem e fechou em 6-2 para ganhar o jogo em 3 sets a 2.