O ranking da ATP divulgado nesta segunda-feira mostrou que Marcos Daniel reassumiu o posto de número 1 do Brasil. Na 77ª colocação, o gaúcho foi beneficiado pela pontuação que obteve no Torneio de Umag (CRO) e pela queda de Thomaz Bellucci.
Este, que em maio se tornou o melhor brasileiro no ranking e foi desbancado nesta segunda, perdeu pontos por não conseguir defender os conquistados em 2007 nos challengers de Cuenca (EQU) e Bogotá (COL).
Bellucci, 80º do mundo, declarou que pretende se arriscar em torneios com chancela da ATP e não se preocupa em perder pontos neste momento da carreira. Nesta semana, ele estará no importante Masters Series de Toronto, onde enfrenta na primeira rodada o espanhol Fernando Verdasco, número 11 do mundo.
Em agosto, os dois brasileiros estarão na chave de simples dos Jogos Olímpicos, depois de terem se classificado pela posição no ranking. André Sá e Marcelo Melo farão a dupla nacional em Pequim.
O espanhol Verdasco, que levou o título de Umag neste domingo, foi o destaque dos top 20 do mundo nesta semana. Pulou da 15ª colocação para o 11º lugar e já assusta os líderes. Ele ainda briga também por uma vaga na Masters Cup do final do ano.
Na ponta, Rafael Nadal, que teve uma série de vitórias em dois Grand Slams, Roland Garros e Wimbledon, perdeu pontos e aumentou a distância para Roger Federer, o líder do ranking. Nadal tem agora 5830 contra 6600 do suíço. O motivo da perda foi a não participação do espanhol no Torneio de Stuttgart, onde foi campeão em 2007.