A derrota de Roger Federer e a vitória de Rafael Nadal nas oitavas-de-final do Masters Series de Cincinnati deixaram o espanhol a um passo do topo do ranking.
O reinado de mais de 230 semanas do suíço pode cair nesta sexta-feira. Para isso, Nadal precisa vencer o equatoriano Nicolas Lapentti em partida pelas quartas-de-final (20 h, horário de Brasília).
Caso aconteça a vitória e ele perca a semifinal, se garante no topo, mas só será o número 1 no dia 18 de agosto, logo após as Olimpíadas e dia da computação dos pontos da competição em Cincinnati de 2007, quando Federer foi campeão.
Se avançar à final nos EUA, mas ficar com o vice, Nadal será o novo rei do ranking masculino no dia 11 de agosto, segunda-feira, quando serão descontados os pontos do Masters Series de Montréal de 2007, quando Federer foi vice-campeão.
O título na quadra dura de Cincinnati, algo inédito para o espanhol, coloca o número 2 do mundo desde 2005 no topo do mundo já na próxima segunda-feira e faz com que ele chegue aos Jogos Olímpicos de Pequim como o líder.
Roger Federer, que irá perder no dia 11 de agosto 350 pontos e mais 500 no dia 18, ganhará 75 na próxima segunda pelas oitavas-de-final em Cincinnati. Para se manter na liderança, o suíço torce pela derrota de Nadal para Lapentti e ainda terá que conseguir o ouro nas Olimpíadas da China, que lhe darão 400 pontos no ranking.