A sérvia número 1 do mundo Jelena Jankovic conquistou o seu terceiro título consecutivo neste domingo, com uma vitória tranqüila sobre a local Vera Zvonareva no Torneio de Moscou. Com 2 sets a 0 e parciais de 6-2 e 6-4, Jankovic deu seqüência à série vitoriosa das últimas semanas, com vitórias em em Pequim e Stuttgart.
Foi o quarto título do ano para Jankovic, que também havia levantado o troféu em Roma. Para chegar ao título na Rússia, a sérvia teve que passar por três tenistas da casa: Vera Dushevina na segunda rodada, Elena Dementieva na semifinal e Vera Zvonareva na final.
"É realmente emocionante ganhar aqui o meu terceiro título consecutivo. Sinto-me genial como número 1 do mundo, estou desfrutando", declarou Jankovic após a conquista.
"Foi muito difícil ganhar, porque a Vera nunca se rende. Ela fez com que eu tivesse que jogar o meu melhor tênis para ganhar. Provavelmente, voltarei no próximo ano para defender meu título", adiantou a sérvia de 23 anos.
Jankovic começou o jogo já com uma quebra de serviço sobre Zvonareva e abriu 2 a 0 no primeiro set. Com outro game conquistado no saque da adversária, a sérvia fez 1 a 0 no jogo em apenas 33 minutos.
No segundo set, Jankovic voltou a quebrar o saque da russa outras duas vezes. Mas Zvonareva devolveu ambas e empatou o jogo em 4 a 4. Mas a russa número 9 do mundo acabou cedendo o nono e decisivo game, permitindo que a sérvia fechasse o jogo em 6-2 e 6-4, em 1h21min.
Jankovic foi melhor que Zvonareva nos pontos conquistados durante o seu serviço - foram 62% da sérvia, contra 47% da russa. Ao final, Jankovic somou 61 pontos vencedores, contra 45 de Zvonareva.
Jankovic, que perdeu a final do Aberto dos Estados Unidos para Serena Williams, tomou a liderança do ranking da norte-americana no começo da semana, e deverá mantê-la até a próxima, já que Williams se recupera de lesão e não esteve em Moscou, além de ter sido eliminada precocemente em Stuttgart.