Após perder em três finais disputadas nesta temporada, o sueco Robin Soderling finalmente conseguiu levantar um troféu neste domingo, frustrando a torcida francesa por Julien Benneteau no carpete de Lyon. A vitória veio em três sets, com parciais de 6-3, 6-7 (5-7) e 6-1.
O primeiro título na temporada coroa um bom ano de Soderling, que deve ganhar posições à frente da sua atual 27ª colocação no ranking. "Estar no top 20 sempre foi o meu objetivo. Agora, quero o top 10. Se continuar jogando bem, sei que posso conseguir", bradou o sueco.
Soderling já havia chegado às finais de Roterdã, Memphis e Estocolmo, quando perdeu em casa para o argentino David Nalbandián. "Eu queria muito vencer. Joguei bem nas três finais anteriores, mas hoje eu estava realmente focado e penso que fui o melhor jogador em quadra", declarou.
Além de conquistar o título na casa do adversário, Soderling empatou o histórico de confrontos com o francês, que liderava por 2 a 1. Neste ano, Benneteau tirou o sueco de Roland Garros na segunda rodada, e depois perdeu para o rival na primeira rodada do Masters Series de Cincinnati.
Não foi a primeira vez que Soderling se sagrou campeão do Torneio de Lyon. Em 2004, o sueco conquistava o primeiro título de sua carreira. Quatro anos depois, no mesmo lugar, ele chega ao seu terceiro triunfo. Benneteau, por sua vez, desperdiçou a chance de conquistar o primeiro torneio ATP da carreira. "Eu adoraria ser campeão aqui, mas Robin jogou um tênis inacreditável nesta semana", elogiou Benneteau, que deixou um aviso: "Estarei de volta".