Apesar de chegar como favorito a uma vaga final, o escocês Andy Murray, uma das maiores revelações da temporada, não deu mostras da mesma força que usou para derrotar rivais como Roger Federer e foi eliminado da Masters Cup. Em Xangai, o russo Nikolay Davydenko se deu melhor na semifinal, por 7-5 e 6-2, e chegou à sua primeira final na competição.
Após três anos com fracos desempenhos no torneio, que reúne os oito melhores tenistas da temporada, o russo, número 5 do mundo, seguiu mostrando consistência e segurança, e venceu pela terceira vez. Sua melhor participação na Masters foi em 2005, com a semifinal, mas nos dois últimos anos o tenista não passou da primeira fase.
Finalista do Aberto dos Estados Unidos, o escocês não deu mostras do tênis que o levou à quarta posição no ranking da ATP. Murray se mostrou apático e muito defensivo desde o início da partida e permitiu que Davydenko pressionasse mais. A dura vitória contra Roger Federer no dia anterior, após três horas de jogo, prejudicou o tenista.
"Tive sorte de Murray ter vencido Federer ontem. Ele tentou mostrar que seria o melhor batendo Federer e devia estar muito cansado. Mas também joguei bem para vencer", afirmou Davydenko, de 27 anos.
O russo teve dificuldades para quebrar o saque do adversário, mas tomou a iniciativa no primeiro set. Tanto que deu mais bolas vencedoras (23 contra apenas seis de Murray) e também errou mais (26 x 12). Mesmo assim, ele soube aproveitar o momento decisivo quebrando o saque do rival no 11º game e saindo na frente no marcador.
Na segunda parcial, Murray mais uma vez não conseguiu encaixar o seu jogo frente ao do russo, que se mostrou em um dia bom, com jogadas precisas. Assim, não tardou para quebrar o saque do escocês duas vezes, no quinto e no sétimo games, e disparou à frente do placar para garantir sua vaga na decisão do torneio.
Davydenko, que passou à frente no confronto direto entre ambos - quatro vitórias e três derrotas -, terá pela frente um adversário complicado, o sérvio Novak Djokovic, terceiro do mundo. Os tenistas se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, sendo que o russo se deu melhor, este ano, com um triunfo na Copa Davis. A final acontece às 6h (horário de Brasília), no domingo.
*Atualizada às 13h27