Andy Murray teve bastante trabalho na estreia do ATP 500 de Dubai nesta segunda-feira. O britânico perdeu o primeiro set para o ucraniano Sergiy Stakhovsky, mas conseguiu se recuperar e virar o jogo, fechando com parciais de 6-7(3-7), 6-3 e 5-3, após um abandono do adversário no final da partida.
O britânico número 4 do mundo teve dificuldades para se adaptar ao jogo de Stakhovsky, que não se intimidou diante do favoritismo do adversário e mostrou um estilo agressivo, obrigando Murray a correr muito para conquistar os pontos. Mas, no fim, quem sentiu foi o próprio ucraniano, que não agüentou até o final.
Com o resultado, Murray chega a 14 triunfos em 15 jogos disputados em 2009. Foi a terceira vitória do britânico em três confrontos contra o ucraniano número 76 do mundo. Na última vez que encontrou Stakhovsky, Murray o derrotou nas quartas-de-final do Torneio de Doha, seu primeiro título do ano.
De volta ao Oriente Médio, a vitória sobre o ucraniano nos Emirados Árabes já serviu como um bom presságio para Murray, que vem da conquista do título do ATP 500 de Roterdã, na semana retrasada, quando derrotou Rafael Nadal na decisão. O próximo adversário do britânico sai do confronto entre Rainer Schuettler e Arnaud Clement.
Em Dubai, Murray assumiu o favoritismo com as ausências de Roger Federer e Rafael Nadal. Mas poderá ser atrapalhado por Novak Djokovic, que ainda não faturou títulos em 2009. Na estreia contra o ucraniano, o britânico chegou a abrir uma quebra de vantagem logo no começo, mas não se segurou e acabou perdendo o primeiro set no tie-brak.
Na segunda parcial, foi Murray quem começou perdendo o serviço logo no começo. Mas o britânico começou a sacar bem na sequencia, e conseguiu reverter o set a seu favor. No terceiro, Murray se encaminhava para uma vitória, mas o ucraniano desistiu do jogo quando sacava no nono game.
Ferrer confirma, Karlovic decepcionaO qualifyer suíço Marco Chiudinelli ignorou os 19 aces anotados pelo croata Ivo Karlovic e despachou o cabeça-de-chave número 7 logo na primeira rodada. Mesmo sem ter conquistado nenhuma quebra de serviço, a zebra contou com os tie-breaks para vencer com parciais de 7-6(7-4), 4-6 e 7-6(9-7).
Chiudinelli vai pegar nas oitavas-de-final o veterano francês Fabrice Santoro, de 36 anos. Apesar da idade, ele mostrou talento contra o romeno Victor Hanescu e venceu com facilidade por 2 a 0 e parciais de 6-4 e 6-2.
O espanhol David Ferrer, quarto favorito da chave, foi outro que sofreu para avançar à segunda rodada. Começou perdendo para o croata Ivan Ljubicic, mas voltou em dois sets arrasadores para virar e fechar com parciais de 3-6, 6-2 e 6-1.