Contra uma das duplas mais fortes da história, os irmãos Mike e Bob Bryan, líderes do ranking mundial, os brasileiros André Sá e Marcelo Melo acabaram ficando com o vice-campeonato em Delray Beach. A dupla mineira lutou neste domingo, mas não conseguiu bater o favoritismo dos norte-americanos, que jogaram em casa e triunfaram por 6-4 e 6-4.
Foi o quarto confronto entre as duplas, sendo que os gêmeos levam vantagem, com três vitórias e apenas uma derrota. Foi o primeiro duelo entre eles nesta temporada, no que também foi a primeira decisão a que Sá (21º do ranking) e Melo (22º) chegaram em 2009.
Enquanto os brasileiros tentavam o sexto título no circuito de duplas, Bob agora totaliza 52 e Mike 54 na carreira. Eles foram os campeões do Aberto da Austrália neste ano e também levantaram a taça no Torneio de Sydney, na abertura da temporada.
"Foi uma semana difícil", disse Bob Bryan, ainda em quadra, lembrando de um match-point salvo nas quartas-de-final. "Mas conseguimos jogar bem, ainda mais com esta dupla brasileira, que já nos venceu. Foi complicado, nunca tínhamos vencido aqui, mas agora podemos riscar um torneio da nossa lista".
Mike acrescentou com elogios aos brasileiros. "Ele são uma das duplas mais legais do circuito, nossos amigos. Me sinto mal por eles, mas tenho certeza de que uma hora eles darão o troco."
Já os brasileiros se mostraram felizes com o bom resultado, mas seguem pensando no título. "Foi uma semana ótima para nós, mas não teve jeito, eles estavam muito bem. Temos de parabenizá-los, o que com certeza eles ouvem a todo momento. Talvez ano que vem possamos chegar ao título", disse Sá.
O jogoCom a autoridade de quem vem dominando o ranking, os irmãos precisaram de uma boa atuação, mas souberam atacar nos momentos certos para decidir a partida. Depois de um começo igual, os norte-americanos abriram vantagem com uma quebra de saque no meio do primeiro set, abrindo 5-3 e precisando de só um saque para fechar na frente.
Pouco antes disso, um momento curioso entre os brasileiros foi uma bolada de Sá no companheiro. Melo foi acertado no rosto e chegou a pedir a presença dos médicos, mas logo voltou para dar seguimento à final.
Já com a vantagem de 1 set a 0, Mike e Bob continuaram pressionando para conseguir a quebra logo no primeiro game, abrindo 2-0. No entanto, permitiram o empate dos brasileiros, que ganharam fôlego para seguirem sonhando com o título. O jogo seguiu empatado até 4-4, quando os norte-americanos mais uma vez passaram à frente e, com o saque, ficaram com a taça.
Além de ficarem com o vice, Marcelo Melo e André Sá não conseguiram vingar outra derrota verde-amarela em Delray Beach. Antes da final, os líderes do ranking chegaram a tomar um susto com o mineiro Bruno Soares e o norte-americano Eric Butorac. A dupla fez 6-1 no primeiro set, mas tomou a virada dos irmãos, que se garantiram na final.