O suíço Roger Federer, número 1 do ranking mundial, anunciou sua desistência do Torneio de Tóquio, no Japão, e do Masters 1000 de Xangai, na China, que ocorrem em outubro, para descansar e se preparar fisicamente para o restante da temporada.
"Após consultar minha equipe e os médicos, eu decidi tomar a difícil decisão de desistir de ambos os torneios. Isso será uma chance de dar descanso ao meu corpo, reabilitar e recuperar de um ano fisicamente desafiador", afirmou o suíço, que disputou neste ano a final dos quatro torneios de Grand Slam. Ele venceu Roland Garros e Wimbledon, mas foi derrotado nas finais do Aberto da Austrália pelo espanhol Rafael Nadal e do Aberto dos Estados Unidos contra o argentino Juan Martin Del Potro.
O Torneio de Tóquio ocorre entre os dias 5 e 11 de outubro, enquanto que o evento de Xangai, que sediou até o ano passado a extinta Masters Cup - substituída pelo ATP Finals, que ocorre em Londres, na Inglaterra -, está agendado entre 12 e 18 de outubro.
Esta é a segunda vez que Federer desiste de jogar o Torneio de Tóquio às vésperas do início da competição. No fim da temporada de 2007, o suíço também alegou cansaço como razão para não ir ao Japão. Sem o número 1 do mundo, os principais nomes em Tóquio serão Andy Murray e Juan Martin Del Potro.
"Estou desapontado que eu tenha de desistir de Tóquio e Xangai, pois são duas de minhas cidades favoritas. Os torcedores foram ótimos comigo ao longo dos anos", afirmou Roger Federer, que teve pouco tempo de descanso após a derrota para Del Potro na final do Aberto dos EUA, com a escalação para defender a Suíça na Copa Davis.